47ª Expointer: Inovação e resiliência marcam os paineis do RS Innovation Agro

capa040904
04104252-capa040904.jpg

Entre os dias 24 de agosto e 01 de setembro, no Parque Assis Brasil em Esteio/RS, aconteceu a 47ª Expointer, uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, que ocorre anualmente no Rio Grande do Sul. Este ano o evento teve como foco na recuperação e no incentivo aos produtores após os eventos climáticos severos que acometeram o estado no mês de maio.

A Expointer contou com diversas atrações, entre elas: exposição de animais; programação cultural; feira de agricultura familiar; exposição de artesanato; palestras técnicas, entre outros.  No dia 28 de agosto, o gestor de Inovação e Tecnologia do Inova RS Região dos Vales Marcos Almeida acompanhou o painel “Diagnóstico dos impactos das enchentes nos solos do RS”, com Ricardo Augusto Felicetti, da Seapi; Luiz Fernando Siqueira, do Irga; Marcelo Brandoli, da Emater e Michael Mazurana, da UFRGS. Nesse painel, foram trazidos dados atualizados sobre os impactos financeiros e técnicos das inundações, áreas com alto índice de erosão no estado e possíveis medidas a serem tomadas para remediar a situação.

No dia, 29 de agosto as gestoras de Inovação e Tecnologia do Inova  RS Região dos Vales Fernanda Ost e Sara Ester Paes acompanharam o painel "Planejamento urbano e rural: desafios e oportunidades na construção de cidades e agro inteligentes”, no espaço RS Innovation Agro + Smart Cities do Hub Agro, organizado pela Feevale juntamente com a Prefeitura de Esteio e Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O professor e coordenador do Living Agro + Vales, Leonel Pablo Carvalho Tedesco, foi um dos palestrantes, juntamente com João Paulo Delapasse Simioni.

Na ocasião, Leonel apresentou o Living Vales, um laboratório vivo e dinâmico ancorado no conceito de cidades inteligentes, situado no bloco 17 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele também abordou os cursos ofertados, as ações e iniciativas do projeto, incluindo a plataforma Agro dos Vales, que interliga diversos setores da cadeia produtiva de plantas bioativas. Também comentou sobre o Agrothon, um Hackathon focado na agricultura regenerativa e recuperação de solos, programado para os dias 19 e 20 de outubro de 2024, em Lajeado.

Este ano, a Expointer não apenas reafirmou sua importância para o agronegócio, mas também se consolidou como um espaço de diálogo e inovação, fundamental para a reconstrução e o fortalecimento das cadeias produtivas do Rio Grande do Sul em tempos desafiadores.