Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Livro INOVA RS

A publicação digital está disponível de forma gratuita
A publicação digital está disponível de forma gratuita - Foto: Anita Trombin / ASCOM SICT
Por ASCOM SICT

Lançado o e-book sobre o INOVA RS, uma estratégia centrada em ecossistemas de inovação

Primeiro programa criado na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), o Inova RS tem sido essencial para fazer a inovação avançar no Rio Grande do Sul. Para celebrar a trajetória iniciada em 2019, foi lançado, em 29 de dezembro de 2022, o e-book Inova RS: do desenho à implementação de uma estratégia centrada em ecossistemas regionais de inovação. 

Disponível em formato digital, a publicação está organizada em capítulos, que detalham a ideação, o desenvolvimento e o progresso do Inova RS. Começa pelo contexto em que nasce o programa, resultado de uma política pública que ambiciona colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento do estado. Depois, mostra como a participação social contribuiu para o desenho das estratégias para o setor e descreve a metodologia aplicada pelo programa. 

O capítulo seguinte apresenta um panorama das principais ações do Inova RS a partir de 2020 e realiza uma abordagem quantitativa de voluntários, projetos e recursos. Ao final, há um segmento dedicado aos oito ecossistemas regionais de inovação, incluindo uma série de depoimentos de quem faz o programa acontecer. 

O material da publicação foi elaborado pela equipe do Inova RS, com auxílio da Assessoria de Comunicação da SICT. Espera-se que o conteúdo abordado seja relevante para além da prestação de contas, pois seu objetivo principal é instigar o leitor a refletir sobre o sistema gaúcho de inovação e as potencialidades que ele compreende. Boa leitura! 

Clique aqui para ler o e-book do Inova RS

Inova RS