Ecossistema de inovação participa da 21ª Expoagro Afubra
Publicação:

Ocorreu entre os dias 21 e 24 de março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo (RS), a Expoagro Afubra, a maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, que contou com 523 expositores e público de aproximadamente 200 mil pessoas. A edição teve como destaque atrações relacionadas aos temas de inovação e sustentabilidade da atividade rural.
A programação no Espaço Inovação do Agro da 21ª Expoagro Afubra incluiu diversos atores do ecossistema de inovação local. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do do Rio Grande do Sul (Sict), através dos gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) do programa Inova RS na região dos Vales, estava presente e colaborou na construção de agendas que, mais tarde, aconteceriam na feira.
O painel intitulado “Ações do agro nos ecossistemas regionais de inovação do Inova RS” teve a participação dos GITs Barbara Fritzen (Produção e Norte), Claudir Padia (Central), Vinicius Bairros (Noroeste e Missões) e Thomas Schmidt (Vales), além do diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, e da coordenadora do Inova RS na região dos Vales, Andréia Valim, que mediaram o painel.
Em outro momento, ocorreu a apresentação do protótipo da plataforma de plantas bioativas Agro dos Vales, um dos projetos da região dos Vales que está em fase final de desenvolvimento e visa ao fortalecimento da cadeia de plantas bioativas. Ainda, a rodada final de pitch do programa Startup Lab foi realizada, contando com diversas startups que apresentaram soluções para as dores elencadas por empresas do setor do tabaco da região. Por fim, o time da Embrapii InovaAgro UFPel compartilhou com o público as principais oportunidades e inovações tecnológicas na agricultura, trazendo detalhes sobre o modelo de financiamento adotado pela Embrapii.
A Expoagro, por se tratar de um evento tradicional que acontece há mais de 20 anos e já está consolidado na região, busca progressivamente trazer pautas relacionadas à inovação, sustentabilidade e diversificação de culturas para o público do agro, para que o tema se naturalize e as possibilidades e os conhecimentos estejam acessíveis a todos, como enfatizou o coordenador-geral da feira, Marcos Dornelles.