Gestores são eleitos para compor conselho de ecossistema local de inovação de Santa Cruz do Sul

.
Público presente na Assembleia do Converge Santa Cruz - Foto: Gazeta Grupo de Comunicação

Foi realizada na noite do dia 27 de junho, no auditório do bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a primeira Assembleia do Converge Santa Cruz, movimento dedicado à integração e promoção do empreendedorismo e inovação em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

A abertura do evento foi realizada por Cláudia Kuhn, que saudou o público e citou as autoridades presentes, seguindo com a apresentação da linha do tempo do Converge, realizada por Pietro Cunha Dolci. Logo após, Rogério Augusto Pereira e Roberto Gross conduziram a assembleia, na qual foi aprovado, por unanimidade, o estatuto do Converge Santa Cruz. Também foram citados os próximos passos do movimento. Para finalizar a programação, o diretor executivo da Agência de Inovação de Lajeado (Agil), Tiago Guerra, apresentou um pouco do ecossistema de inovação da cidade de Lajeado, o Pro_move, e falou sobre a atuação da agência.

Na mesma noite, ocorreu a eleição da diretoria e do conselho do ecossistema, composto por atores da quádrupla hélice do município.

Diretoria

Presidente: Rogério Augusto Pereira

Vice-presidente: Roberto Gross

Secretária: Claudia Kuhn

Conselho

Academia: Rafael Kirst, diretor de Inovação e Empreendedorismo, Pietro Dolci e Leonel Tedesco, professores da Unisc.

Empresariado: Rogério Augusto Pereira sócio-fundador da Dokalab, Eduardo Kroth, CEO da Idealogic Software, e Marco Antônio Dornelles, gerente de Assuntos Corporativos da Afubra.

Sociedade civil organizada: Roberto Gross, representante da Assemp, Claudia Kuhn, representante do Sebrae, e Marco Antônio da Rocha, representante do Sicredi Vale do Rio Pardo.

Governamental: César Cechinato, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Guilherme Della Giustina, Gestor de Inovação e Empreendedorismo, ambos da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, e Sara Ester Paes, Gestora de Inovação e Tecnologia do programa Inova RS na Região dos Vales. Marcos Almeida, também, Gestor de Inovação e Tecnologia, estará como suplente.

Para Sara e Marcos, esse avanço estabelece bases sólidas para futuras iniciativas e colaborações que ampliam a posição de Santa Cruz do Sul como um pólo de inovação no Vale do Rio Pardo. “A participação dos gestores de inovação e tecnologia do programa Inova RS traz a visão de futuro da Região dos Vales para o movimento, além de ideias e propostas de fomento à inovação e ao empreendedorismo na nossa região”, destaca Sara.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento, que contou com a presença da equipe do Inova RS da Região dos Vales, representantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), Rede RS Startup, programa Startup Lab, Sebrae, Gauten Parque de Inovação, Tecnounisc, Unisc, Universidade do Vale do Taquari (Univates), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Sicredi Vale do Rio Pardo, além de diversas empresas e startups da região.