Hackathon - Desafios do Agro está com as inscrições abertas

Hackathon - Desafios do Agro está com as inscrições abertas

Nos dias 15 e 16 de setembro a cidade de Frederico Westphalen receberá o Hackathon - Desafios do Agro, que consiste em uma maratona de programação na qual hackers se reúnem para explorar dados abertos, desvendar códigos e sistemas lógicos, discutir novas ideias e desenvolver projetos de software ou mesmo de hardware. A iniciativa é promovida pelo Small Farm Hub, que é mantido pela URI/FW e pela Sicredi Conexão, através do Projeto Agrotec Norte, em parceria com o programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), na região Produção e Norte. O hackathon, que será realizado na Biblioteca Central da URI/FW, está recebendo inscrições.

De acordo com uma das coordenadoras do Hub, Ana Paula Pessotto, os objetivos do hackathon são: inovar, estimulando a criatividade orientada à resolução de problemas reais; conectar pessoas e entidades para atuação no setor do agronegócio; desenvolver soluções que possam contribuir para a inovação em pequenas propriedades rurais; e proporcionar a experiência de desenvolvimento e validação de uma solução tecnológica voltada para pequenas propriedades rurais.

Podem se inscrever alunos, professores e empreendedores, além da comunidade em geral, a partir da proposição de ideias inovadoras voltadas às pequenas propriedades rurais. Quem participa deste movimento expõe ideias e cria oportunidades e soluções que podem consistir no futuro de sua própria vida profissional.

“A expectativa é de que, através de uma metodologia de geração de ideias, de modelagem de negócios, passando pela apresentação do pitch à banca de avaliadores, consigamos ter boas sugestões de negócios para serem aplicados nas propriedades dos agricultores da região. As propostas vencedoras serão premiadas com a possibilidade de uma pré-incubação – que é um processo de desenvolvimento dessas ideias de negócios –, passando por uma validação no mercado, até chegar em um produto minimamente viável para, posteriormente, a ideia poder se colocada em prática efetivamente”, explica Ana Paula.

A programação do Hackathon - Desafios do Agro se dará integralmente de forma presencial, iniciando-se às 19h do dia 15 e encerrando-se às 16h do dia 16. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo link: forms.office.com/r/pjdq78Pkcp