Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS Reúne Especialistas em Rio Grande

Publicação:

imagem 1
11144050-imagem-1.png - Foto: Monica Igarashi

O II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul aconteceu na Câmara do Comércio da cidade do Rio Grande, de 27 a 28 de março.   A segunda edição do fórum reiterou a importância da Economia Azul como base fundamental para o planejamento e crescimento econômico da região sul.   

O evento começou com a palestra "primeira biorrefinaria do Brasil", conduzida por Felipe Jorge, diretor superintendente da Refinaria Riograndense. Destacaram-se também os painéis, como o Plano Espacial Marinho (PEM), com a presença do vice-almirante Fonseca Júnior, comandante do 5º Distrito Naval, e almirante Jaques, secretário da CIRM, Tatiana Silva, pesquisadora da UFRGS, Vanessa Braga, gerente de departamento de Meio Ambiente do BNDES, e Luiz Passos, analista do departamento de Meio Ambiente do BNDES, que foram os debatedores mediados por Danilo Giroldo, reitor da FURG.  

O debate sobre "novas possibilidades em movimentação, operações portuárias e Rio Grande porto indústria" contou com palestrantes como Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, e Paulo Bertinetti, diretor-presidente da Tecon Rio Grande da Wilson Sons SA. Também participaram do debate Guillermo Valles, embaixador do Uruguai no Brasil, Fernando Fuscaldo Junior, presidente da Sindanave, e Fernanda Hackbart, CEO da Connexion Export. Como mediador Fernando Estima gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS. 

  

No encerramento do primeiro dia, o painel "Inovação: Fonte de desenvolvimento na Economia Azul" abordou insights  com palestrantes como Edmar Moraes, CEO da Ilhahub de Inovação, e Renato Regazzi, assessor da presidência do Sebrae/RJ, debatidos por Artur Gibbon, diretor do Oceantec, Márcio Cruz, consultor de inovação do Sebrae, e um representante do Badesul com mediação de Ciro Vives, gerente da regional Sul do Sebrae/RS.  

No segundo dia, os debates continuaram com os temas “Oportunidades para o setor portuário no processo de descarbonização”. O debate com Luciano Cesar Lucas, gerente de compras da Mingyang Smart Energy, Uirá Cavalcante Oliveira, gerente de meio ambiente e sustentabilidade da ANTAQ, Henrique Ilha, diretor de meio ambiente da Portos RS, Leonardo Busatto, diretor de planejamento do BRDE, José Gabriel Cardoso, gerente jurídico do Grupo Darcy Pacheco, e Edisiene Correia, gerente de desenvolvimento de eólicos offshore da Shizen do Brasil e mediado por Arthur Rocha Baptista, diretor da APL Marítimo RS. 

 Foi apresentado o painel “Alternativas para a indústria naval do RS”. Os palestrantes serão André Guardin, gerente de compras da Gerdau Aços Longos S/A, e Almirante Flávio Brasil, diretor da Emgepron. Debatidos por Alexandre Lindenmeyer deputado federal, Ricardo Ávila, diretor operacional da ECOVIX e presidente do APL Marítimo, e Priscila Drehmer, gestora de contas da Gerdau Aços Longos S/A. Mediado pelo jornalista Daniel Scola.    

O painel foi sobre o  tema “Grande Pacto da Inovação e o Desenvolvimento da Economia Azul no Rio Grande”, com os palestrantes Richard Grantham, presidente do conselho da APL Marítimo, Claudia Maia, coordenadora do Grande Pacto da Inovação, e Marcelo Valente, presidente do CDL Rio Grande e São José do Norte. O  II Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS reafirmou seu papel como catalisador de ideias e colaboração para impulsionar o desenvolvimento sustentável na região.  

Mais notícias

Inova RS