INOVA RS: confira as novidades de janeiro da região Serra Gaúcha

Encontro da 6ª Reunião da Mesa na 31ª Mercopar
Encontro da 6ª Reunião da Mesa na 31ª Mercopar - Foto: Acervo INOVA RS Serra Gaúcha

ESTRATÉGIA DE SUSTENTABILIDADE

A Visão de Futuro da região Serra Gaúcha foi reafirmada por deliberação dos Comitês Estratégico e Técnico e, devido ao posicionamento cultural, turístico e econômico da região, o Ecossistema Regional de Inovação, o nome passou a adotar a denominação de Serra Gaúcha - conforme Portaria SICT nº 56/2022, de 1 de setembro de 2022.

Em 2030, a região Serra Gaúcha será referência global de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente de transformação da experiência em turismo, cidades inteligentes, educação tecnológica e indústria 4.0, que incrementem a matriz econômica atual e potencializem novas oportunidades, com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da região.

Na implementação da estratégia de especialização inteligente, a etapa “Implementação e acompanhamento de projetos”, foi reafirmada nas reuniões com a governança do INOVA RS Serra Gaúcha e apresentada na 6ª Reunião da MESA, realizada em 18 de outubro de 2022, trazendo o status report dos Projetos Prioritários e apresentando a Estratégia de Sustentabilidade a partir do ano 2022.

Roadmap da Estratégia de Sustentabilidade do INOVA RS Serra Gaúcha

Em agosto e setembro de 2022 foi realizada a revisão do modelo de atuação do INOVA RS Serra Gaúcha, especialmente frente aos desafios em realizar os projetos prioritários de forma pontual. Para tanto, reuniram-se em discussão de alinhamento os Coordenadores e ex-Coordenadores, líderes das áreas estratégicas e GIT, bem como discussão e adequações junto aos Conselheiros Consultivos e junto à SICT.

A Estratégia de Sustentabilidade toma forma a partir do reposicionamento da força de recursos humanos e institucionais que constitui a rede INOVA RS. Para tanto, o Ecossistema Regional de Inovação reafirma a Visão de Futuro da Serra Gaúcha e as áreas estratégicas, mas passa a apoiar iniciativas de inovação que estejam latentes na região e que sejam aderentes ou compatíveis à estratégia de especialização inteligente e contribuam para a realização da Visão de Futuro da Região.

Panorama geral do novo modelo de atuação INOVA RS Serra Gaúcha

O novo modelo de atuação propõe que o Ecossistema INOVA RS congrega os participantes dos Comitês e Grupos de Trabalho em uma Rede de Apoio que passe a apoiar iniciativas de inovação, através de um método de busca ativa, construindo e fortalecendo pontes institucionais e abrindo espaço para cadastrar iniciativas que demandem apoio do INOVA RS. O framework desse novo método de atuação foi estruturado como uma jornada aos projetos que chegam ao INOVA RS demandando apoio com articulação e recursos institucionais para a sua realização.

Framework do novo método de apoio às iniciativas de inovação na região

As iniciativas identificadas são acolhidas pelo INOVA RS (nas pessoas dos GITs), entram no fluxo de trabalho por meio um Formulário de Cadastro de Iniciativas em Inovação para apoio da rede INOVA RS, através da disponibilização de um link permanente [https://forms.gle/oNLY9WtBca9iatZu9] para, então, serem contextualizados com a estratégia de especialização inteligente da região. Assim, recebem ajuda para a montagem de uma equipe de apoio prévia para serem levadas aos Comitês para o refinamento do plano de ação para a iniciativa. Avançando a viabilidade, a iniciativa passa a integrar a carteira de iniciativas apoiadas pela rede INOVA RS. Por conseguinte, a iniciativa é acompanhada e monitorada pelos GITs, que darão publicidade ao processo para o Ecossistema INOVA RS Serra Gaúcha.

Para dar celeridade às ações, promover conexões e facilitar processos, a nova equipe de Gestores de Inovação e Tecnologia do INOVA RS Serra Gaúcha é composta por Sílvia Nunes, Milene Rostirolla e Gustavo Pazini, um time plural e atuante no Ecossistema Regional de Inovação da Serra Gaúcha. Para contatar a equipe, acesse o link do Cartão de Visitas do time.

Equipe de Gestores de Inovação e Tecnologia