Inova RS região dos Vales marca presença na Expoagro Afubra

Gestores de Inovação e Tecnologia do Inova RS na Região dos Vales, Marcos, Fernanda e Sara no primeiro dia da Expoagro.
28082255-capaexpoagro.jpg - Foto: Divulgação

Nos dias 19 e 20 de março, os gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) do Inova RS na região dos Vales, Fernanda Ost, Marcos Almeida e Sara Paes, estiveram em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo (RS). O grupo participou de espaço sobre inovação no agro na 22ª edição da Expoagro Afubra, maior feira voltada à agricultura familiar do país.

No painel “Erva-mate e inovação: projetos e ações que impulsionam a cadeia” verificou-se a atuação conjunta da quádrupla hélice no desenvolvimento de projetos que visam o aprimoramento de produtos e melhoramento de práticas produtivas, buscando desenvolver soluções tecnológicas para as empresas ervateiras. Como é o exemplo do case apresentado pelo professor Rafael Guedes de Azevedo, integrante do projeto “cocriação, a estratégia para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica na região dos Vales”, uma iniciativa da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com empresas do segmento de automação e metal mecânico, com apoio do Parque Científico Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) e fomento do programa Inova RS.

Além do professor, estiveram presentes no painel o prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi; a diretora-executiva da Inovamate, Ariana Helena de Oliveira Maia; o  diretor-administrativo do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Ismael Rosset; o presidente da Associações dos polos regionais produtores de Erva-mate do Estado do Rio Grande do Sul (AA Erva-Mate), Clóvis Roberto Roman; e o sócio da Interact Technology, Kurt Werner Molz. Todos eles enfatizaram a importância de trabalhar e construir soluções de forma conjunta, em parceria entre governo, sociedade, empresas e a universidade.

No painel “Potencialidades das Plantas Alimentícias não Convencionais", houve a oportunidade de promover a conscientização sobre a diversidade de alimentos disponíveis na natureza e os benefícios que podem trazer para a saúde. O painel levou imagens das plantas mostrando como é possível sua identificação. E também abordou como detectar as moléculas presentes e a importância de identificá-las, para potencializar o seu uso.

Também estiveram presentes os representantes do Living Agro+Vales, iniciativa que visa atender os municípios que compõem a Região dos Vales. “Participar de eventos como a Expoagro tem um valor importante para quem desenvolve inovação. Além de vermos quais são as tecnologias de ponta na área do agro, é possível criar ou fortalecer parcerias para projetos futuros. Isso sem dúvida torna nossa região cada vez mais competitiva em um setor estratégico para o país”, destaca o professor Leonel Tedesco, que junto com a professora Chana de Medeiros da Silva, concederam uma entrevista ao Portal Gaz, do Grupo Gazeta de Comunicações de Santa Cruz do Sul.

Segundo eles, com a criação de um laboratório vivo, e o monitoramento de dados agronômicos, será possível levantar informações, qualificar o produtor e promover atividades educacionais voltadas ao desenvolvimento do agronegócio e ao fortalecimento das cadeias produtivas.

No painel “Bioinsumos para Agricultura Sustentável”, desenvolvido por meio do programa Techfuturo, pela Startup SUL-MIP em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul e a empresa JTI, foram apresentados alguns produtos, entre eles, uma espécie de vespa criada para ser solta na natureza com o objetivo de controlar pragas do tabaco. O painel abordou, também, os obstáculos que a startup teve que superar em sua trajetória e a importância da JTI em validar na prática a eficiência dos seus produtos.