Inova RS Serra Gaúcha leva representantes regionais de inovação para o South Summit Brazil 2023

SS 2023
South Summit - Foto: ASCOM SICT
Por Milene Rostirolla

O programa Inova RS Serra Gaúcha, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), possibilitou que 40 pessoas, representantes do ecossistema regional de inovação da Serra Gaúcha, pudessem participar da segunda edição do South Summit Brazil 2023. O evento, que aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre, é considerado um dos maiores do mundo em inovação.

A missão buscou expor os representantes do ecossistema regional de inovação da Serra Gaúcha às últimas tendências do mundo dos negócios, além de mostrar aos demais o potencial inovador e empreendedor da Serra Gaúcha. A região, que já se destaca pela indústria e pelo turismo, agora ganha visibilidade também no campo da inovação e tecnologia.

O South Summit Brazil é um ponto de encontro de pessoas que desejam trocar experiências, identificar tendências e capitalizar oportunidades de negócios. A troca de conhecimento e experiências com players do mercado cria um ambiente propício para a geração de negócios e parcerias estratégicas, que podem impulsionar ainda mais o ecossistema regional de inovação e trazer benefícios diretos para o desenvolvimento econômico da Serra Gaúcha.

Trata-se de uma forma de incentivar e motivar os empreendedores locais. Ao verem seus pares compartilhando histórias de sucesso e tendo acesso a oportunidades de crescimento, os empreendedores da Serra Gaúcha se sentem encorajados a buscar o desenvolvimento de suas próprias ideias e seus projetos inovadores.

Assim, fortalecemos o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Serra Gaúcha, abrindo portas para o futuro e impulsionando o crescimento econômico da região. Um passo importante para colocar a Serra Gaúcha no mapa da inovação global. Através dessas oportunidades, podemos construir um futuro próspero, impulsionado pela criatividade, pela ousadia e pelo talento dos empreendedores da região.

Além da missão, participamos da programação do RS Innovation Stage, palco do governo gaúcho que destacou políticas públicas voltadas à inovação e interiorização do ecossistema do estado, em dois painéis: Inovação e Sustentabilidade nos Ecossistemas, e Inovação e as Cidades.

O South Summit Brazil contou com visitantes de 50 países, mais de 3 mil startups, 900 palestrantes, 150 patrocinadores, 700 jornalistas nacionais e internacionais, 7 mil empresas, mais de 100 fundos de investimento (sendo 30 deles internacionais) e 600 investidores. Foram realizadas mais de 40 mil conexões por meio do aplicativo oficial do evento e mais de mil reuniões agendadas in loco. Do volume total de investimentos, 19 bilhões de dólares se destinam a projetos da América Latina.