Lançamento do Manual do Potencial Criativo é destaque em evento do Inova RS

WhatsApp Image 2024 09 09 at 16 24 22
Foto de capa - Foto: Divulgação

No dia 1º de abril de 2024, Gravataí foi palco do lançamento do Manual de Metodologia do Potencial Criativo, uma importante entrega do programa Inova RS na Região Metropolitana e Litoral Norte. O evento, realizado na Casa das Startups, foi organizado pela prefeitura municipal em parceria com as secretarias municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict) e de Governança, Comunicação e Cultura (SMGCC), com o apoio do governo do Estado e dos programas Inova RS e RS Criativo.

O manual, desenvolvido em colaboração com o Inova RS e o RS Criativo, representa um marco no fortalecimento da economia criativa em Gravataí e na região, consolidando uma metodologia inovadora para identificar, mensurar e potencializar os setores criativos locais. Durante o evento, a secretária municipal de Inovação, Selma Fraga, destacou a relevância do documento, afirmando que ele coloca Gravataí na vanguarda ao valorizar suas potencialidades criativas e incentivar a inovação como vetor de desenvolvimento sustentável.

Além do lançamento do manual, o evento contou com a apresentação dos resultados do Mapeamento do Potencial Criativo de Gravataí, que mostrou dados sobre a contribuição do setor criativo para a economia local, incluindo mais de 1.074 empresas e a geração de mais de 10 mil empregos formais na cidade.

O Inova RS tem como objetivo transformar o Rio Grande do Sul em referência global em inovação até 2030, e o manual é um passo estratégico para estimular a inovação e o empreendedorismo criativo na região Metropolitana e Litoral Norte, gerando oportunidades de crescimento econômico e cultural. Após o lançamento bem-sucedido em Gravataí, o Inova RS deve levar a metodologia a outros municípios da região.

Confira o  Manual de Metodologia do Potencial Criativo aqui. (.pdf 1,69 MBytes)

Gravataí foi caso de sucesso

A Lei 4409/2021 estabeleceu a Política Municipal de Incentivo à Economia Criativa em Gravataí, abrangendo mais de 1.074 empresas, que representam 2,37% do total no município. O setor gera mais de 10 mil empregos formais (3,65% do total), com salário médio de R$ 3.590,00, superando em 26,18% a média salarial geral. A maioria das atividades está concentrada no Centro, com 132 atividades, divididas entre mídia, criações funcionais, cultura e tecnologia.

O prefeito Luiz Zaffalon destacou a importância da organização econômica local para gerar empregos e oportunidades. Paula Tarrasconi, coordenadora da Smict, reforçou que o evento impulsiona os setores criativos, conectando e fortalecendo a economia da cidade e região. Rosangela Maraschin, do Inova RS, ressaltou que o Mapeamento do Potencial Criativo Municipal contribui para o desenvolvimento de um ecossistema inovador, sustentável e criativo em Gravataí, integrando esforços com o programa Inova RS na Região Metropolitana e Litoral Norte.