Networking e conteúdo marcam Startup Day e EmpreenDrinks em Caxias do Sul

Empreendrinks
Empreendrinks - Foto: Igor Correa
Por Milene Rostirolla

O Startup Day e o EmpreenDrinks entregaram uma programação com palestras e interação em Caxias do Sul, no dia 27 de maio. Foi um sábado de possibilidades, dedicado ao fomento e desenvolvimento de startups.

Os participantes tiveram a oportunidade de conversar, interagir e aprender lições importantes com pessoas do ecossistema regional de inovação da Serra Gaúcha. Essa aproximação instiga o espírito empreendedor de quem está começando a transformar ideias em negócios.

O Startup Day, evento idealizado pelo Sebrae e realizado no Brasil inteiro, trouxe os temas Jornada de Fundraising para Startups com Badesul; Conexão entre Empresas e Startups - Desafios do Conexo Challenge; Inovação Aberta e Oportunidades do Instituto Hélice para Startups; e Ecossistema Regional de Inovação da Serra Gaúcha: Oportunidades e Conexões - UCSinova e Inova RS.

No EmpreenDrinks, encontro idealizado pela Associação Gaúcha de Startups (AGS), tivemos networking e batalha de pitches com quatro startups participantes. Uma banca composta por Elias Graziottin Rigon, superintendente de Venture Capital e Fomento a Inovação no Badesul Desenvolvimento, Cinara Rancan Sonda, gerente de Relacionamento PJ na Sicredi, e Fábio Verruck, coordenador de Desenvolvimento de Novos Negócios na Agência de Inovação UCSiNOVA da Universidade de Caxias do Sul (UCS) avaliou as apresentações. Além disso, houve voto popular. A startup Chappa foi a vencedora na avaliação da banca, e a startup Hipub foi a vencedora pelo voto popular. As duas startups ganharam um ano de associação na AGS.

Esses dois momentos foram possíveis devido à união e mobilização dos seguintes atores: SebraeX, TecnoUCS, StartUCS, AGS, Badesul, Conexo, Doca Music Garden, Inova RS Serra Gaúcha, Instituto Hélice, Itec, Reginp, Sicredi Pioneira, Sicredi CooperUCS, UCS e UCSinova.

Startup Day
Startup Day - Foto: Marcelo Liotti