Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

PROGRAMA INOVA RS/ REGIÃO FRONTEIRA OESTE E CAMPANHA

Publicação:

A região Fronteira Oeste e Campanha aderiu ao programa Inova RS em novembro de 2019.   A partir daí, estabeleceu-se uma governança regional, com equidade de representantes do que se nominou quádrupla hélice, composta por atores do governo, sociedade, academia e empresas. A partir da união entre esses membros foi firmado um pacto pela inovação, reunindo esforços e estabelecendo prazos para o desenvolvimento do ecossistema regional.

A governança regional atualmente encontra-se sob a coordenação de Elisabeth Drumm (Urcamp), coordenadora do Projeto INOVA RS/FOC junto à FAPERGS e coordenadora do Comitê Técnico. O Comitê Estratégico do programa INOVA RS/FOC é coordenado pelo Alessandro Souza (Unipampa). Para maiores informações sobre o programa INOVA RS, entrar em contato com os gestores de inovação e tecnologia do Programa Inova RS, Cristina Aurélio, Alexandre Troian e Ricardo Machado Leo.
Entre as ações desenvolvidas pelo Ecossistema Regional de Inovação da Região da Fronteira Oeste e campanha, destacamos o programa Startup Pampa.

 

OStartup Pampaé um programa de fomento à inovação através de ações de sensibilização e capacitação de pessoas com perfil empreendedor para iniciarem empreendimentos baseados em tecnologia voltadas para a resolução de problemas da região da Fronteira Oeste e Campanha. Faz parte deste programa um circuito de empreendedorismo inovador e de promoção do ecossistema da inovação voltado para apoiar o desenvolvimento de startups no Pampa Gaúcho.

O Circuito é organizado e apoiado por diversos parceiros estratégicos, conecta universidades, empreendedores e investidores em uma demonstração prática do que propõe a teoria da quadrupla hélice, para incentivar o ecossistema regional de inovação, visando à produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico.

Desde o ano de 2013 o programa Startup Pampa já impactou mais de 14 mil pessoas com eventos presenciais e online, colaborou com o desenvolvimento de mais de 200 projetos de negócios inovadores e deu início a mais de 20 CNPJ’s de negócios inovadores.

No ano de 2022 o circuito começou por um momento de inspiração e sensibilização de atoresinteressados em desenvolver modelos de negócios inovadores voltados para resolver problemas da região da Fronteira Oeste e Campanha, por meio de palestras, capacitações e seminários. Em seguida, numa segunda fase do circuito, chamada de ideação foi promovida uma maratona de ideias para instigar modelos de negócios promissores. Na sequência, foram criadas as prototipagens,que tem por escopo simular o funcionamento dos negócios. Por fim, o circuito possibilita a incubaçãodas Startups, com o objetivo de apoiar e fomentar novos empreendimentos.

A incubação, que possibilitacondições necessárias para desenvolvolvimento do produto e da tecnologia, ocorre no - Parque Científico e Tecnológico do Pampa – PampaTec, da Universidade Federal do Pamapa –Unipampa/campus de Alegrete. A incubação no PampaTec, que se iniciou no ano de 2015, oferece infraestrutura (espaço físico de uso individualizado e de uso compartilhado); serviços de comunicação, segurança e limpeza; suporte técnico gerencial; assessoria por meio de treinamentos, consultorias, orientação prestados por profissionais especializados, além de possibilitar a ampliação as interações com agentes governamentais e com empresas.

 

Ao todo, no ano de 2022, onze empresas inovadoras participaram deste circuito, são elas: AgroTeams, App Champ; BelezaTI; CV Monitoramento; Aquam-Drone - Drone Aquático; Farol; idBov; MyPitchNow; P.O.P – Consultoria; S.G. Controle +; SolarSys - 2Day Tecnologia. Estas equipes que participam da trilha de capacitações ao longo do ano no Programa Startup Pampa, concorrem a uma Premiação em Dinheiro, Créditos em Serviços e orientação para iniciarem a startup. A entrega da premiaçãoocorreu no dia 15 de dezembro de 2023, no Experience Day(evento hibrido com atrações presenciais e remotas), realizado no município de Alegrete. OsProjetos de negócios inovadores que se destacaram no Circuito Startup Pampa 2022 foram os seguintes:

3º Lugar: BelezaTI - assistir apresentação ->https://youtu.be/Y-Lt5g0Ktpw?t=3792

2º Lugar: Aquam-Drone - Drone Aquático -> assistir apresentação =>https://youtu.be/Y-Lt5g0Ktpw?t=4469

1º Lugar: Solar Sys - 2Day Tecnologia -> assistir apresentação =>https://youtu.be/Y-Lt5g0Ktpw?t=8351

Registro de entrega do prêmio para as Startups vencedoras no Experience Day. Alegrete, 15 de dezembro de 2022.
- - Foto: GIT Foc

Registro de entrega do prêmio para as Startups vencedoras no Experience

Experience Day  Alegrete, 15 de dezembro de 2022
- - Foto: GIT Foc
Startup Pampano Experience Day  Alegrete, 15 de dezembro de 2022
- - Foto: GIT Foc
Day. Alegrete, 15 de dezembro de 2022.


PRÓXIMOS PASSOS DO ERI FOC

A coordenação do ERI FOC iniciou neste mês de janeiro a discussão em torno do cronograma para elaboração do planejamento estratégico de 2023 do Ecossistema Regional da Fronteira Oeste e Campanha - ERI FOC.

Ressalta-se três momentos importantes: 1) Período para contribuição no planejamento do ecossistema (aberto a todos da quádrupla hélice via questionário); 2) Reunião com os integrantes dos comitês estratégico e técnico para análise/melhoria/validação da primeira parte do planejamento (estratégia); e, 3) E reunião com os comitês para análise/melhoria/validação da segunda parte do planejamento (planos de ação).

Cronograma FOC
- - Foto: GIT Foc

 A participação de todos nesta construção será muito importante para avançarmos com a inovação e o empreendedorismo na região Fronteira Oeste e Campanha. Na figura abaixo, segue cronograma detalhado.

Foto da Equipe ERI FOC Alegrete RS 06 01 2023
- - Foto: GIT Foc

Mais notícias

Inova RS