Reunião da Governança do Inova RS na Fronteira Oeste e Campanha

capa0 3
21083608-capa0-3.png

Foi realizada no dia 8 de agosto, de forma on-line, a reunião da governança do Ecossistema Regional de Inovação da Fronteira Oeste e Campanha, destinada aos  integrantes da mesa, comitês e grupos de trabalho do programa Inova RS. A abertura ficou a cargo da coordenadora proponente do projeto junto à Fapergs, professora Elisabeth Drumm, que trouxe importantes reflexões sobre a colaboração entre os atores do ecossistema de inovação na região de abrangência.

“Ao longo dos dois anos, a colaboração foi crucial para os avanços obtidos”, afirmou Elisabeth, que ainda enfatizou a importância da continuidade desse trabalho para garantir o fortalecimento das relações entre as instituições para a construção de um ecossistema sólido e sustentável.

Outro ponto destacado pela coordenadora foi o aniversário de 20 anos da Lei de Inovação. Ela sugeriu que este é um momento oportuno para refletir sobre o impacto dessa legislação e discutir maneiras de descentralizar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação. A descentralização permitirá que mais regiões participem do desenvolvimento tecnológico e de inovação, contribuindo para um crescimento mais equilibrado e inclusivo em todo o estado.

O evento contou com a participação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), através do diretor de Ambientes de Inovação, Everaldo Daronco, e do coordenador do Inova RS, Leandro Nascimento, que reforçaram a  importância do trabalho conjunto na construção dos ecossistemas de inovação da região, agradecendo também todo o empenho dos participantes. Destacaram que, embora o Inova RS tenha começado como uma iniciativa da secretaria, o objetivo é que ele se torne institucionalizado e autossustentável, com as instituições locais assumindo a liderança no seu desenvolvimento. A Sict também reconheceu os desafios que ainda precisam ser superados, como a captação de recursos para projetos.

A apresentação do planejamento e a visão estratégica para a região da Fronteira Oeste Campanha, com metas para 2030, ficou por conta de Alessandro Vasconcelos de Souza, coordenador do Comitê Estratégico do Inova FOC.

AD_4nXcI-pZokcpb5T0lgiSyoTth7LHgyhB-9pZv

Registro da apresentação

A estratégia delineada por Souza envolve a integração do agronegócio e do turismo com tecnologias emergentes, com o objetivo de aumentar a competitividade e a sustentabilidade regional. Ele também enfatizou a importância da cooperação regional e internacional, mencionando a iniciativa Startup Pampa como um exemplo de sucesso na conexão de startups com mercados mais amplos.

Startup Pampa

Émerson Rizzatti, coordenador da Incubadora de Empresas do PampaTec, apresentou o desenvolvimento e a evolução do projeto Startup Pampa, um pilar fundamental para o ecossistema de inovação da região. Segundo Rizzatti, o Startup Pampa, que teve seu início como um MVP em 2013, ganhou maior amplitude e suporte a partir de 2020, impactando mais de 20 mil pessoas e gerando mais de 250 projetos de negócios inovadores. Destes, 25 já se tornaram CNPJs ativos na Fronteira Oeste e Campanha.

Mapa da Inovação

O professor do IFFar São Borja e coordenador do Comitê Técnico do Inova FOC, Bruno Siqueira, apresentou a nova ferramenta de mapeamento dos ambientes de inovação na região. A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de conectar universidades, empresas, sociedade civil organizada e governos, facilitando a colaboração e o suporte a eventos regionais e o turismo. As barreiras e desafios estão presentes, mas a conexão entre os diferentes ecossistemas de inovação, através de uma ferramenta como essa, pode ajudar a superar todas as barreiras.

AD_4nXedGEYtpZl2OipZZKnXTlCD9f5YBniSQ9Qp

Mapa de Inovação Inova FOC

Para acessar o Mapa e cadastrar sua atividade, entre pelo link: https://inovafoc.github.io/conectar/

Pampa Summit

A administradora Renata Miranda, da Unipampa de Caçapava do Sul, apresentou o próximo grande circuito de eventos da agenda do Inova FOC: o Pampa Summit.  A ideia é que seja um evento híbrido e itinerante, a partir da manifestação de interesse das 20 cidades que integram o Inova FOC, sendo um catalisador para a transformação e integração dos ecossistemas municipais e regionais.

AD_4nXdQ3UApB4RiDfgbn5-pEMyqaKql-3jHbFk7

Cidades onde serão realizados os eventos

O Pampa Summit, planejado para ser uma experiência imersiva, buscará unir diferentes públicos, promovendo a participação ativa e a colaboração entre empreendedores, acadêmicos, gestores públicos e a comunidade em geral.

Encerramento

A reunião foi encerrada com reflexões sobre os avanços alcançados ao longo deste segundo ciclo do projeto Inova FOC. Desde 2009, quando as discussões sobre inovação na região eram isoladas, até hoje, houve uma profunda transformação na abordagem da tecnologia e inovação, agora com uma visão integrada e colaborativa. O sucesso do projeto é um reflexo do esforço coletivo de diversas entidades e indivíduos que se uniram em prol de um objetivo comum, e esse espírito de colaboração deve ser mantido para garantir o sucesso dos próximos ciclos do projeto.

Com a confiança de que estão preparados para enfrentar os desafios futuros, os participantes reafirmaram seu compromisso em continuar promovendo a inovação na região, sempre com o apoio de parceiros fundamentais. O projeto Inova FOC seguirá impulsionando a inovação com a nova coordenação, que virá a partir do Edital 03/2024,  dando início ao terceiro ciclo do programa.

AD_4nXeR3DumZHIP51NtyglmWG8uKz19UiHhCwEN

Registro dos participantes da Mesa 2024