Atividades do Inova FOC após o desastre climático no RS

imagem 1
Atividades do Inova FOC após o desastre climático no RS.
Por Maria Cristina Aurélio

O desastre climático no Rio Grande do Sul envolveu grandes enchentes nas regiões da Fronteira Oeste e Campanha, mas esses eventos foram de menor magnitude se comparados aos das regiões Metropolitana, Vales e Central.

Ainda assim, uma das principais consequências foram os impactos na agricultura e pecuária, que perderam parte ou a totalidade de sua produção, bem como os  bloqueios nas estradas, que deixaram a região Fronteira Oeste e Campanha totalmente isolada, sem ter acesso a Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, entre outras cidades.

Diante desse cenário, já foi realizada uma revisão no planejamento estratégico do programa Inova RS na região Fronteira Oeste e Campanha, priorizando a nova realidade do RS, com foco na reconstrução. As seguintes frentes foram elencadas:

• Pampa Summit

A partir da missão de atores do ecossistema regional de inovação da Fronteira Oeste e Campanha (ERI FOC) no South Summit Brazil em março de 2024, os participantes entenderam a importância de realização de um evento sobre inovação, denominado Pampa Summit, visando a consolidação da governança regional junto aos ecossistemas municipais. Uma temática transversal é o clima nas áreas prioritárias do ERI FOC, isto é, turismo e agronegócio. Os seguintes projetos são apoiados: APL Lã Pampa; Centro de Agrotecnologia e Inovação; Startup Lab; e programa Startup Pampa.

• Calendário da Inovação

Reorganização do Calendário da Inovação, proposto pelo Inova FOC, em que os gestores de inovação (bolsas GIT) participam da operação de eventos relacionados à inovação na Fronteira Oeste e na Campanha que foram prorrogados em função da situação de calamidade no RS, sem previsão de data da realização: Universo Pecuária; Inova Rosário; Starta Bagé; Alegrete Summit; Evento em São Borja; e I Simpósio de Irrigação da Fronteira e das Missões.

• Startup Pampa

Organizado pelo Inova FOC em parceria com o Ecossistema Local de Inovação de Alegrete, o programa roda anualmente e tem por finalidade estimular o surgimento de startups. Neste ano, está sendo planejado para trazer soluções para o desastre climático.

• Turismo em Foco

Evento organizado pela Apatur-RS com apoio da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito, com apoio do Inova FOC, teve como foco a integração das regiões Fronteira Oeste e Campanha, com o objetivo comum de fortalecer e valorizar o turismo na região do Pampa, destacando as características similares deste território. Ressalta, também, a colaboração entre os municípios para potencializar o turismo em meio à retomada do estado após o desastre climático.