Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Estrutura Institucional

O Programa INOVA RS possui em sua estrutura o Núcleo INOVA RS, sediado junto à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT/RS), o Conselho Consultivo, e um modelo de governança que é replicado em cada um dos oito ecossistemas regionais de inovação, composto por uma Mesa Regional, Comitê Estratégico, Comitê Técnico, e Gestores de Inovação e Tecnologia dedicados.

.
Estrutura institucional e governança regional do programa INOVA RS - Foto: ASCOM - SICT/RS

Estrutura Institucional

Núcleo INOVA RS: composto por colaboradores da SICT/RS vinculados ao Departamento de Ambientes de Inovação (DEAI). Compete ao Núcleo INOVA RS o planejamento estratégico, coordenação e execução do programa.

Conselho Consultivo: responsável pelo assessoramento estratégico do Programa INOVA RS. O Conselho é presidido pelo(a) Secretário(a) de Inovação, Ciência e Tecnologia e outro(a) servidor(a) por ele designado, que exercerá funções de Secretário(a) Executivo(a). O Conselho Consultivo também conta com um(a) representante titular e um(a) suplente de cada um dos ecossistemas regionais de inovação, indicados pelo respectivo Comitê Estratégico e designados pelo(a) Secretário(a) de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia.

 

Governança Regional

Comitê Estratégico: composto por integrantes selecionados dentre lideranças regionais. O Comitê Estratégico é responsável por (i) identificar desafios estratégicos regionais e áreas prioritárias de atuação, (ii) elencar projetos estratégicos alinhados com os desafios regionais, e (iii) identificar oportunidades de colaboração com agentes de inovação de destaque no cenário local, nacional e/ou internacional.

Comitê Técnico: composto por membros com capacidade técnica na área de gestão, de inovação e de planejamento. O Comitê Técnico é responsável por (i) auxiliar os atores da quádrupla hélice na elaboração e execução dos projetos estratégicos, (ii) acompanhar de modo permanente o desenvolvimento dos projetos prioritários, (iii) coordenar as ações institucionais com as entidades envolvidas na captação de recursos para a realização de programas e projetos de inovação, (iv) sugerir metodologia e parâmetros específicos para a execução dos projetos estratégicos, e (v) propor iniciativas para a implementação e a consolidação da atuação em rede dos ecossistemas regionais de inovação

Gestores de Inovação e Tecnologia: bolsistas com qualificação e experiência em gestão de projetos de inovação, capacitados a prestar assessoria técnica aos projetos em execução.

Inova RS