Comitiva da Sict visita três ecossistemas regionais de inovação para estreitar parcerias
Publicação:

Destaques foram aproximação com grupos de pesquisa em semicondutores e participação em eventos
Uma comitiva da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict) visitou três ecossistemas regionais do estado entre quarta (26) e quinta-feira (27). Os principais objetivos foram realizar uma aproximação com grupos de pesquisa na área estratégica de semicondutores, entregar um reconhecimento aos ecossistemas regionais de inovação e participar de eventos. A agenda foi compartilhada entre os departamentos de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia (Decict), liderado pelo diretor, Diego Moraes, e de Ambientes de Inovação (Deai), representado pelo diretor, Everaldo Daronco, e pelo coordenador, Leandro Nascimento.
A agenda iniciou em Santa Maria, para aproximação com o Grupo de Microeletrônica (GMICRO), grupo de pesquisa voltado a semicondutores, vinculado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na sequência, a comitiva prosseguiu à Universidade Franciscana (UFN), onde entregaram um reconhecimento ao ecossistema regional de inovação da região Central, com a presença da reitora da universidade, Iraní Rupolo, da vice-reitora e coordenadora do Inova RS na região, Solange Binotto Fagan, e dos gestores de Inovação e Tecnologia (GITs) locais.
Em Alegrete, que foi o destino da sequência, os servidores conversaram com integrantes do Grupo de Arquitetura de Computadores e Microeletrônica (Gama), vinculado à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e participaram do Seminário Alegrete Cidade Inovadora, no qual a secretária da Sict, Simone Stülp, realizou uma palestra online. Daronco ressalta, como ponto alto das visitas referentes ao programa Inova RS na cidade, a participação no lançamento do Startup Pampa 2023, circuito de empreendedorismo que apoia o desenvolvimento de startups por meio de uma competição com prêmios em dinheiro e mentorias, voltado ao ecossistema da Fronteira Oeste e Campanha.
Na tarde de quinta-feira, a comitiva encerrou as atividades conhecendo o Gauten, parque de inovação de Santa Cruz do Sul, na região dos Vales, em agenda com o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Marcio Farias Martins. A intenção foi conhecer o complexo tecnológico e entender como a Sict pode colaborar na primeira edição do Gauten Summit, evento previsto para agosto deste ano.
Na ocasião, também foi entregue o reconhecimento para o ecossistema regional dos Vales, representado pelo GIT Thomas Schmidt e pelo coordenador do TecnoUnisc, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Alexandre Dal Molin Wissmann.
Semicondutores como área estratégica
A Sict lidera um grupo de trabalho que visa ao desenvolvimento de um programa estadual para impulsionar a área de semicondutores e a cadeia de produção de chips. O setor é considerado prioritário pelo governo, e o Rio Grande do Sul possui um cenário favorável para colocar em prática estratégias de fomento. O objetivo na conexão com grupos de pesquisa foi apresentar as iniciativas que a Sict está planejando e coletar feedbacks em relação às políticas públicas ideadas pela pasta.
“Encontramos um alinhamento entre a percepção desses grupos e outros agentes da indústria com os quais já havíamos conversado, frisando que o principal gargalo para o setor de semicondutores é a falta de recursos humanos qualificados para atuar na área”, compartilha o diretor do Decict, Diego Moraes.