Educação e prática integradas: transformando ideias em soluções de impacto
Publicação:
Educação e prática integradas: transformando ideias em soluções de impacto
Por Milene Rostirolla, jornalista, especialista em Inovação e Gestão
Os alunos da disciplina de Empreendedorismo e Sustentabilidade do ensino médio do Centro Tecnológico da Universidade de Caxias do Sul (Cetec) tiveram um desafio ao longo de um semestre: desenvolver um projeto de startup, seguindo passos que incluíram desde a identificação do problema até a validação da solução e a apresentação do pitch. Esse processo incluiu a orientação de profissionais do mercado. A atividade envolveu 41 estudantes, divididos em nove equipes.
Em 10 de novembro, participei do projeto dando mentoria à turma, contribuindo para orientar e apoiar os estudantes no desenvolvimento de seus projetos. Após, no dia 25 de novembro, foi o momento de apresentar os resultados dos projetos à banca avaliadora. A condução do evento ficou a cargo do professor Rafael Perini, e a banca foi composta por especialistas do setor de inovação e empreendedorismo. Entre eles, estavam Adriele Redaelli, gestora de inovação do TecnoUCS, conhecida por sua experiência em estratégias inovadoras; Rafael Aquino, empreendedor e especialista em marketing digital da Hubble; e Walter Cruz, profissional com experiência empreendedora na UbiStart, empresa desenvolvedora de software. Os professores Pedro Jeager e Andre Mauro também integraram a banca, contribuindo com sua experiência acadêmica e conhecimento técnico.
Os projetos abordaram questões sociais, sustentáveis e econômicas. Confira os nove projetos:
-
PetApoio: startup tecnológica focada em resolver problemas de comunicação entre ONGs e a população, falta de recursos financeiros nas instituições e diversas necessidades dos animais. Propõe unir espaços pet friendly, ONGs e a comunidade em geral para promover cuidado e proteção aos animais. A monetização será por meio de anúncios e parcerias, com marketing nas redes sociais e parcerias com pet shops, marcas de ração e ONGs.
-
E-Stilo: plataforma online para resolver problemas econômicos, sociais e sustentáveis relacionados ao acúmulo de roupas. O projeto almeja uma expansão para todo o Brasil, auxiliando na sustentabilidade mundial, ajudando pessoas com baixo poder econômico e expandindo a visibilidade de brechós.
-
Celebra: rede social para venda de marketing digital de eventos teatrais, usando inteligência artificial. Visa resolver a falta de marketing e divulgação de eventos culturais em Caxias do Sul. A startup cobrará por posts promocionais e uma taxa sobre ingressos vendidos pelo seu Instagram.
-
Green Place: plataforma de delivery de fast-food saudável, com pedidos pensados por nutricionistas. Oferece entrega rápida, planos de fidelidade e marmitas personalizadas. Necessita de investimento para infraestrutura e contratação de funcionários.
-
EAF: plataforma gratuita com cursos e ferramentas para organização financeira, visando auxiliar a população brasileira endividada. Oferece cursos gratuitos em módulos e um sistema de níveis com recompensas. Planeja atrair usuários pela acessibilidade e gratuidade, gerando lucratividade futura por meio de assinaturas premium e comissões.
-
Marketplace com Criptomoedas: visa criar um marketplace viável no Brasil e outros países, usando criptomoedas para transações, reduzindo custos de gateways de pagamento. Necessita de mentorias e apoio financeiro para implementação.
-
Helpline: visa resolver problemas como falta de agilidade e eficácia, comunicação deficiente e demora no atendimento em serviços de emergência. A solução inclui atendimento via WhatsApp, compartilhamento de localização e parcerias institucionais.
-
Green Landfills: foca na redução do desperdício de alimentos e melhoria na gestão de resíduos. A proposta é conectar estabelecimentos com transportadoras e aterros, facilitando a coleta e destinação correta dos resíduos.
-
Connection: visa solucionar a falta de acessibilidade e oportunidades de emprego para pessoas com deficiência. A solução é uma plataforma aberta e acessível, promovendo apoio psicológico e parcerias estratégicas para inclusão social e profissional dessas pessoas.
A startup Helpline, criada por Arthur Cantele Palmira, Arthur Faraon Genro, Eduardo Stapasolla Padilha, Júlio César Giacomelli, Pedro David Brum e Pedro Henrique Gasparin Machado, foi reconhecida pela banca como o projeto de maior destaque.
Integrar a educação à prática revela as inúmeras possibilidades de criar um impacto positivo na sociedade. O Cetec desempenha um papel importante ao oferecer aos estudantes uma perspectiva concreta do universo dos negócios e da inovação, capacitando-os para o sucesso em diversas áreas. “Sempre é uma experiência gratificante ver a evolução dos estudantes, desde a concepção até a apresentação final. Cada equipe destacou não apenas suas soluções inovadoras, mas também como essas soluções poderiam impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente”, relata o professor Rafael Perini.