Encontro Turismo no Pampa e na Fronteira: um marco para a integração regional

imagem 1
Participantes do evento no Sindicato Rural de Dom Pedrito. - Foto: Jornalista Lara Denise
Por Luciane Gomes

Dom Pedrito foi o cenário de um importante evento para o futuro do turismo na região: o Encontro Turismo no Pampa e na Fronteira, ocorrido no dia 28 de maio, na sede do Sindicato Rural.

O encontro, promovido pela Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur-RS), com apoio da Prefeitura Municipal de Dom Pedrito e da Secretaria de Turismo do RS (Setur), reuniu autoridades de diversos municípios do Pampa e da Campanha, empresários e entusiastas do turismo, além da coordenadora do Inova RS Fronteira Oeste e Campanha (InovaFOC), Elizabeth Drumm, e da gestora de inovação Luciane Gomes. O objetivo era fortalecer e valorizar o turismo local, destacando as características únicas que fazem dessas terras um destino procurado tanto nacional quanto internacionalmente.

A importância da integração regional foi o tema central, com foco na colaboração entre os municípios para potencializar o turismo em meio à retomada em que o estado se encontra.

O evento contou com a participação virtual do secretário estadual de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez, e com a presença da diretora de Planejamento e Competitividade da Setur, Claudia Mara Borges, que destacou o compromisso do setor público com a iniciativa. “Os municípios do Pampa e Fronteira possuem um incrível potencial, com culturas, paisagens e tradições únicas. Este encontro é fundamental para fortalecer ainda mais esse segmento”, enfatizou.

Durante o encontro, foi elaborado um documento que solicita o fortalecimento da malha aérea regional, visando melhorar a funcionalidade dos aeroportos de Uruguaiana, Alegrete, Rivera e Bagé, o que facilitaria a chegada de turistas e o desenvolvimento dos negócios locais.

A reunião também trouxe uma notícia animadora: em breve, a região terá profissionais do turismo trabalhando em um roteiro envolvendo produtos turísticos que promovam ainda mais o prestígio e a notoriedade dos municípios do Pampa e da Fronteira.

O sucesso do encontro não se deu apenas pelo debate de ideias, mas pelo passo decisivo dado em prol da integração regional.

Através de iniciativas como essa, todos os 20 municípios da região estão confiantes no caminho para se tornarem referências no mapa turístico do Brasil, além de elevar essas localidades como alternativas de desenvolvimento econômico e social, em um momento tão delicado e difícil que outras regiões do Rio Grande do Sul atravessam.