Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Gestor de inovação da Região Sul visita Barcelona e fortalece conexões para economia do mar

Publicação:

.
. - Foto: Guilherme Oliveira

Guilherme Oliveira, gestor de Inovação e Tecnologia da Região Sul do programa Inova RS e mestrando em Administração com foco em governança de ecossistemas de inovação, esteve em Barcelona com o intuito de aprofundar sua pesquisa sobre a temática e expandir seus conhecimentos sobre a economia do mar na cidade europeia. Durante a estadia, além de buscar novos conhecimentos para sua dissertação de mestrado, Guilherme teve a oportunidade de explorar o ecossistema local e estabelecer conexões internacionais que fortalecerão sua atuação no ecossistema de inovação da Região Sul. 

Ao longo do mês, Guilherme esteve vinculado a um importante instituto de inovação, onde pôde se aprofundar nas estratégias de inovação que marcam o desenvolvimento econômico e tecnológico de Barcelona. Ele também teve a oportunidade de participar como ouvinte de eventos dedicados ao fomento da economia azul, obtendo uma visão detalhada das práticas locais e do desenvolvimento do tema no continente europeu, que podem servir como referência para a evolução do ecossistema sulista. 

Entre as atividades que marcaram a agenda, destacam-se dois eventos significativos: o Barcelona DeepTech Summit e o GIMI Innovation Awards 2024. No primeiro, a economia azul foi um tema central, destacando-se pela aplicação nas dinâmicas portuárias e na valorização dos recursos marinhos, com impactos diretos nas indústrias do turismo e da gastronomia de maneira sustentável. O segundo evento destacou a importância da inovação como ferramenta de desenvolvimento para cidades inteligentes. 

Essas experiências revelaram um ecossistema que integra tecnologia, sustentabilidade e inovação, criando um ambiente propício para o crescimento da economia azul. Guilherme também teve a oportunidade de se conectar com atores-chave da região, como incubadoras de startups, universidades e centros de inovação. Desse modo, vislumbrou possíveis conexões entre a cidade espanhola e as iniciativas inovadoras da Região Sul.  

O aprendizado adquirido em Barcelona oferece um vasto campo para aplicação de práticas inovadoras na região, especialmente no contexto das cidades do Sul do Brasil, onde as águas têm grande potencial para o desenvolvimento de inovação. A troca de experiências e a ampliação da rede de contatos internacionais são essenciais para a construção de um ecossistema de inovação ainda mais robusto na região. 

.
. - Foto: Guilherme Oliveira

Mais notícias

Inova RS