Gestoras de Inovação e Tecnologia da Região Produção e Norte visitam ecossistema de inovação em Recife

Foto 1 - Foto: Divulgação

As gestoras de Inovação e Tecnologia da Região Produção e Norte tiveram a oportunidade de imergir no ecossistema de inovação do Recife, em Pernambuco. A visita, que ocorreu de 2 a 6 de setembro, teve como objetivo explorar as iniciativas que têm impulsionado a tecnologia e a inovação, assim como estabelecer conexões estratégicas com diversos atores que estão moldando o futuro do setor.

Porto Digital: revitalização e inovação em ação

A visita começou no Porto Digital, um dos maiores e mais destacados parques tecnológicos do Brasil. Fundado em 2000, o Porto Digital não apenas transformou uma área anteriormente degradada em um polo de inovação, mas também estabeleceu um modelo de sucesso baseado na colaboração entre governo, academia e empresas. Com mais de 350 empresas e instituições, o Porto se destaca em setores como tecnologia da informação e comunicação (TIC) e economia criativa (EC), e recentemente expandiu suas operações para Caruaru com o Armazém da Criatividade. As gestoras tiveram a chance de conhecer as diversas startups, incubadoras e aceleradoras que fazem parte do Porto Digital, bem como entender como o ecossistema local fomenta a inovação e o crescimento econômico.

Centro de Informática da UFPE (CIn.AI): formação e empreendedorismo

O Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn.AI) é uma referência em ensino e pesquisa em computação na América Latina. O CIn.AI é conhecido por sua abordagem inovadora e multidisciplinar, que forma profissionais altamente qualificados e apoia a criação e o crescimento de startups. A infraestrutura do centro inclui laboratórios de ponta, espaços de coworking, uma incubadora de negócios e um espaço maker. Durante a visita, as gestoras exploraram como o CIn.AI promove a interação entre academia e mercado e como suas iniciativas têm gerado startups de sucesso e soluções tecnológicas avançadas. O centro também destacou seu papel como parceiro estratégico para empresas em busca de inovação, oferecendo suporte técnico e acadêmico.

Voxar Labs: pesquisa e desenvolvimento de tecnologias avançadas

O Voxar Labs, laboratório dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias avançadas, é conhecido pela abordagem multidisciplinar e pela colaboração estreita com o mercado e a academia. Especializado em tecnologias de visualização, rastreamento e interação natural, o Voxar Labs desenvolve soluções aplicadas que atendem a desafios específicos de seus parceiros. Durante a visita, foi possível conhecer projetos em desenvolvimento, como tecnologias emergentes para interação imersiva. A discussão também abordou como o Voxar Labs está envolvido em projetos com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), colaborando em inovações no setor de tecnologia veicular.

Parque Tecnológico da UFPE: conectando startups e pesquisa

O Parque Tecnológico da UFPE, que começou como uma incubadora em 2020, evoluiu para um importante polo de inovação e tecnologia. Atualmente, o parque apoia 19 projetos pré-incubados, 22 startups incubadas, 5 startups graduadas e 3 startups associadas. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Pernambuco (Fade) desempenha um papel crucial na mediação de recursos e na promoção de interações produtivas entre startups e pesquisadores. A comitiva teve a chance de explorar como o parque promove a interação entre empreendedores e acadêmicos, facilitando a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e apoiando o crescimento de startups inovadoras.

Pluvi Soluções Ambientais Inteligentes: revolução na sustentabilidade hídrica

A Pluvi Soluções Ambientais Inteligentes, uma startup que está redefinindo o aproveitamento da água da chuva, também foi um ponto de destaque. Com seu sistema PluGoW, a Pluvi oferece uma solução inovadora para o tratamento de água pluvial, eliminando a necessidade de produtos químicos e garantindo água limpa e segura para consumo. A empresa está na vanguarda da sustentabilidade hídrica e busca expandir suas parcerias, especialmente no Rio Grande do Sul. A comitiva discutiu como a tecnologia da Pluvi pode contribuir para a universalização do abastecimento de água e para a proteção dos recursos naturais.

A visita terminou com a exploração da Reminera Brasil, uma empresa que está revolucionando a forma como os recursos minerais são utilizados na fertilização agrícola. A Reminera Brasil se destaca por oferecer soluções sustentáveis que reduzem o desperdício mineral e promovem a qualidade do solo. Seus produtos remineralizadores ajudam a diminuir a dependência de fertilizantes químicos e favorecem práticas agrícolas mais responsáveis. A empresa também atua como uma ponte entre mineradoras e agricultores, apoiando a economia circular e gerando novas oportunidades de receita para pedreiras e agricultores.

A visita proporcionou uma visão abrangente das práticas e inovações que estão moldando o ecossistema de inovação de Recife. As gestoras retornaram com um renovado entusiasmo e ideias para fortalecer a inovação em suas próprias regiões. A troca de experiências e a formação de novas parcerias são vistas como passos fundamentais para promover o desenvolvimento tecnológico e sustentável em diferentes contextos regionais. A experiência em Recife destacou a importância da colaboração e da troca de conhecimentos para impulsionar soluções inovadoras que atendam às necessidades locais e globais.

Foto 2 - Foto: Divulgação
Foto 3 - Foto: Divulgação