Inova FOC reforça apoio à implantação do Parque Tecnológico Binacional
Publicação:
No dia 12 de fevereiro de 2025 em Santana do Livramento, instituições de ensino, Governo e empresas manifestaram o apoio à consolidação do Parque Tecnológico Binacional que ganhou mais um importante capítulo com a reunião de alinhamento.
O encontro reuniu representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e do legislativo municipal. O objetivo foi fortalecer as articulações e avançar nas tratativas para a implantação do empreendimento, que promete impulsionar a inovação e o desenvolvimento na região da Fronteira Oeste e Campanha.
O Inova Fronteira Oeste e Campanha (Inova FOC), um dos principais atores na promoção do ecossistema de inovação regional, marcou presença no evento com sua coordenadora, Cássia Nespolo, e o coordenador do Comitê Estratégico, Alessandro Vasconcelos de Souza. A participação reforça o compromisso no Inova FOC com iniciativas que potencializam o desenvolvimento tecnológico na sua região de abrangência.
“A criação do Parque Tecnológico Binacional será um marco para a nossa região, possibilitando uma maior integração entre a academia, setor produtivo e governo. O Inova FOC tem um papel fundamental nesse processo, articulando e apoiando iniciativas que estimulem a inovação e o empreendedorismo”, destacou Cássia.
O projeto do Parque Tecnológico Binacional visa a criação de um espaço de cooperação entre instituições brasileiras e uruguaias, promovendo pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e atração de investimentos para setores estratégicos da economia regional. Com isso, busca-se impulsionar startups, incentivar a formação de profissionais qualificados e promover a internacionalização de empresas locais.
A participação de entidades como o MIDR e o FONPLATA reforça a importância do projeto, que conta com apoio governamental e financiamento internacional para viabilizar sua implantação. As instituições de ensino, Unipampa e IFSul, também desempenham papel importante ao trazer a academia e fomentar a capacitação de mão de obra qualificada para atuar no parque.
Com iniciativas como essa, a Fronteira Oeste e a região da Campanha reafirmam sua vocação para a inovação e o desenvolvimento sustentável.