Inova FOC renova o pacto pela inovação e estabelece nova dinâmica de trabalho para 2024
Publicação:

A partir da revisão do Planejamento Estratégico do Ecossistema Regional de Inovação (ERI) da Fronteira Oeste e Campanha, iniciado no ano passado, a governança regional estabelece uma nova dinâmica de trabalho e renova o pacto pela inovação, movimentando sete grupos de trabalho (GTs). Esses grupos darão sustentação a diversas ações de empreendedorismo, inovação e tecnologia, garantindo a ampliação e o aprimoramento das relações entre os atores que compõem o ERI Fronteira Oeste e Campanha.
Como dinâmica para formação dos GTs, foi enviado um questionário a todos os integrantes dos comitês para que estes manifestassem seu interesse em participar, identificando com qual ou quais grupos cada um gostaria de contribuir.
No dia 2 de outubro de 2023, os integrantes dos comitês estratégico e técnico estiveram reunidos sob a coordenação de Alessandro Vasconcelos de Souza para validação do resultado do questionário, que contou com 45 respondentes. A partir daí, surgiu a primeira formação dos GTs.
Cada grupo possui a participação de, no mínimo, um coordenador do Inova FOC e um gestor de Inovação e Tecnologia (GIT). A expectativa é que os grupos a posteriori passem a construir a sua própria governança, garantindo a continuidade e consolidação do ERI. Ao todo, são sete grupos de trabalho atendendo a sete objetivos, quais sejam:
-
Mobilizar, articular e auxiliar ações institucionais com as entidades do ecossistema para captar recursos. Coordenadora: Carla Pohl Sehn; GIT: Ricardo Machado Leo.
-
Identificar oportunidades de colaboração com agentes de inovação externos e sensibilizar os atores regionais sobre as temáticas inovação e empreendedorismo. Coordenador: Alessandro Souza; GIT: Ricardo Machado Leo.
-
Consolidar a governança regional. Coordenador: Alessandro Souza; GIT: Cristina Aurélio.
-
Implementar uma estratégia central de articulação e comunicação entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental. Coordenador: Alessandro Souza; GIT: Luciane Gomes.
-
Desenvolver o turismo inteligente tendo o bioma Pampa como diferencial competitivo. Coordenadora: Elisabeth Drumm; GIT: Luciane Gomes.
-
Fortalecer o ERI através do incentivo à criação e estruturação dos ecossistemas municipais. Coordenador: Alex Souza; GIT: Cristina Aurélio.
-
Fomentar a implementação de novos modelos de negócio orientados para a solução de problemas do agronegócio e do turismo. Coordenador: Bruno Siqueira; GIT: Cristina Aurélio.
Para maiores informações sobre o Planejamento Estratégico da região Fronteira Oeste e Campanha, incluindo um detalhamento de estratégias, ações, metas, datas e nomes dos participantes de cada um dos GTs, acesse a planilha aqui.
Governança do Inova RS na Fronteira Oeste e Campanha
A governança regional, atualmente, encontra-se sob a coordenação de Elisabeth Drumm, coordenadora do projeto Inova RS junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), que reside em Bagé; Alessandro Souza, coordenador do Comitê Estratégico do Inova RS, que reside em São Gabriel, e Alex Souza como adjunto, que reside em Alegrete; Bruno Siqueira, coordenador do Comitê Técnico do Inova RS, que reside em São Borja, e Carla Sehn como adjunta, que reside em Itaqui. Atuam como GITs na região Cristina Aurélio, que reside em Alegrete, Ricardo Machado Leo, que reside em São Gabriel, e Luciane Gomes, que reside em Bagé.
Para maiores informações sobre o programa Inova RS, coordenado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, acesse o site sict.rs.gov.br