Inova RS na região Produção e Norte destaca projetos de turismo e sistemas alimentares na Expointer

Apresentação na Expointer
Apresentação na Expointer - Foto: Anita Trombin - Ascom/Sict
Por Adriana Figueiredo – Ascom/Sict

Painéis fizeram parte da programação do RS Innovation Agro nesta quarta-feira (30)

Turismo rural na região Produção e Norte do Rio Grande do Sul foi assunto de painel no RS Innovation Agro Stage, na tarde desta terça-feira (30). Mediado pelo diretor-geral e coordenador do Comitê Estratégico Inova RS Produção e Norte, Eduardo Angonesi Predebon, o momento foi destinado à apresentação de projetos regionais apoiados pelo programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict).

De Erechim, foi apresentada a Linha de Turismo Erechim, que é a primeira linha de turismo gratuita do estado. O projeto foi explicado pela turismóloga e assessora de Integração ao Turismo da Prefeitura de Erechim, Michele Sansigolo, que comentou o que levou à criação da iniciativa, que não tem custo para o usuário. Em 2005, contou Michele, o município começou a explorar o meio rural de forma turística, mas os altos custos e a logística complexa afastaram, à época, tanto os empreendedores rurais da região quanto os possíveis turistas.

Com a estruturação de uma lei municipal de incentivo ao turismo rural, foi viabilizada, em 2018, a criação da Linha Turismo Erechim, explicou a painelista. Desde então, a prefeitura oferece incentivos ao funcionamento da linha, incluindo o ônibus, a criação dos roteiros, a divulgação e a organização das ações, além da contratação de músicos que se apresentam durante o passeio. De acordo com Michele, a iniciativa já possui 15 empreendimentos rurais cadastrados e 33 roteiros mapeados e apresenta impacto financeiro positivo para os empreendedores rurais e, também, para o município de Erechim. Mais informações sobre a Linha de Turismo Erechim estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal.

Outro projeto da região Produção e Norte foi apresentado pelo professor do Departamento de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Frederico Westphalen, Joel da Silva. O chamado “Radar do Turismo” consiste em um software aberto ao público com informações sobre os pontos turísticos da região.

De acordo com Joel, o projeto, que ainda está em desenvolvimento, se utiliza de uma base de dados para oferecer uma interface navegável para o potencial turista, disponível online e por aplicativo. O sistema oferece fotos, vídeos, georrefenciamento e informações detalhadas dos pontos turísticos, além de tours virtuais. Futuramente, compartilhou Joel, o projeto deve ter também QR codes junto às atrações turísticas, para que as informações possam ser acessadas pelos interessados. O projeto pode ser conhecido por meio deste link.

Apresentação na Expointer
Apresentação na Expointer - Foto: Anita Trombin - Ascom/Sict

Agrotec Norte

O momento seguinte, também moderado por Eduardo, teve como painelista o coordenador do Inova RS na região Produção e Norte, Getulio Stefanello, que é professor no Instituto Federal Farroupilha (IFF) campus Frederico Westphalen. O tema abordado foi “Case Agrotec Norte: construindo sistemas alimentares para o futuro”, um projeto atrelado ao Inova RS que foi duplamente premiado na Expointer de 2022.

De acordo com Stefanello, o Agrotec Norte teve início como um movimento voltado às pequenas propriedades rurais, se consolidando somente mais tarde como um projeto. O seu objetivo é o

desenvolvimento e a difusão de inovação junto a esse público, sempre com vistas à causa da sustentabilidade.

Como destacado no painel, o projeto conta com uma etapa de mapeamentos e desafios, na qual acontece a aproximação com a realidade e as dores do agricultor. A iniciativa tem foco, também, na sensibilização e capacitação do pequeno produtor quanto à inovação. Além disso, o Agrotec Norte realiza eventos para fomentar a cultura da inovação, como hackathons e ideathons. Na ocasião, Stefanello convidou o público a participar do Hackathon – Desafios do Agro, organizado pelo projeto, que será realizado nos dias 15 e 16 de setembro, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Frederico Westphalen.

Dentre as outras ações da iniciativa, Stefanello destacou, ainda, o Small Farm Hub, espaço para eventos de inovação lançado em 2022, e ações que envolvem tecnologias portadoras de futuro e ações em prol da digitalização no agro. “O Agrotec Norte não é um modelo pronto, mas pode servir de inspiração para outras regiões que também buscam melhorias para o agro”, afirmou.