Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Inova RS participa da Expotupã e reforça a importância dos ecossistemas e projetos de inovação para o desenvolvimento regional

POR BIBIANE SEGALA, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL

Publicação:

.
Inova RS, Inovacentro e autoridades locais na Expotupã

No dia 15 de maio, o Inova RS Região Central esteve presente na Expotupã 2025, realizada no Parque de Exposições Coronel Marcial Terra, em Tupanciretã. A convite de Rogério Assis Brasil (Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS) e de Guilherme Mirasso (Secretário de Turismo e Lazer de Tupanciretã), a participação das gestoras de inovação do Inova RS trouxe ao evento uma programação voltada à valorização dos ecossistemas de inovação e das iniciativas que promovem o desenvolvimento regional.

As gestoras atuaram na articulação e mediação de dois painéis na Arena Multi, espaço dedicado a debates, conexões e disseminação de conhecimento.

O primeiro painel, intitulado “O Impacto dos Ecossistemas de Inovação no Desenvolvimento do Território”, trouxe como destaque o case do Inovacentro, Ecossistema de Inovação de Santa Maria. Participaram da conversa Ronie Gabbi, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Maria; Anderson Paim, da Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM; e Henrique Jann, representando o ambiente de inovação da UFN. 

Durante o painel, foi apresentada a Trilha de Inovação do Inovacentro, uma iniciativa que visa fortalecer o ecossistema e o empreendedorismo regional, promovendo a troca de conhecimentos, conexões estratégicas e novas oportunidades para startups, empresas e investidores. A importância do engajamento dos diversos atores e instituições para o sucesso do ecossistema foi amplamente debatida. A mediação ficou a cargo de Ana Marzzari, representando o Inova RS Região Central.

Na sequência, o painel “Selo de Qualidade Sanitária ABC: Categorização dos Serviços de Alimentação” abordou um projeto de destaque para a região central do RS. A professora Ana Lúcia Saccol, coordenadora do projeto, e Patrícia Scheffer, gestora da iniciativa, apresentaram a metodologia e os benefícios da categorização dos serviços de alimentação, destacando sua contribuição para a qualificação dos estabelecimentos, promoção da segurança alimentar e incentivo ao turismo rural. 

O projeto foi desenvolvido com apoio das universidades e do governo estadual, através de edital da Sict, e já está em implementação em diversos municípios da região. As representantes também compartilharam as perspectivas de expansão da iniciativa para novos municípios da região e do estado. A mediação do painel foi realizada por Bibiane Segala, que conduziu a conversa trazendo a perspectiva do Inova RS Região Central.

A presença do Inova RS na Expotupã reforçou a importância da inovação como estratégia para o desenvolvimento econômico e social dos territórios, aproximando políticas públicas, projetos e experiências bem-sucedidas da realidade local. A feira foi um espaço valioso para fortalecer conexões e incentivar a construção de ecossistemas de inovação mais robustos e integrados.

.
"Selo de Qualidade Sanitária ABC:Categorização dos Serviços de Alimentação",com Ana Saccol,Patrícia Scheffer e Bibiane Segala

.
Equipes Inova RS e Categorização

.
Inova RS, Categorização e autoridades locais na Expotupã

.
"O Impacto dos Ecossistemas de Inovação no Desenvolvimento do Território",com Ronie Gabbi,Anderson Paim,Henrique Jann e Ana Mar

Mais notícias

Inova RS