Inova RS região dos Vales participa da primeira edição do Rosário Summit
Publicação:
Evento foi realizado em educandário de Santa Cruz do Sul.
Na terça-feira (5), as gestoras de Inovação e Tecnologia do Inova RS região dos Vales estiveram presentes na primeira edição do Rosário Summit, evento promovido pela Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, em Santa Cruz do Sul. Com quatro espaços - Inovação, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Interação -, o dia contou com palestras e oficinas que integraram a comunidade e promoveram conhecimento.
Um dos cases apresentados foi o do programa Inova RS região dos Vales, no espaço de Inovação. As gestoras Fernanda Ost, Sara Ester Paes e Vonia Engel, falaram sobre a estrutura do programa, ações realizadas, oportunidades por meio de editais, e também os novos produtos e processos para o ciclo 2024-2026.
“É interesse dos alunos”
A diretora da escola, Gláucia Etges, reforça a importância de se trabalhar os eixos de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade com os estudantes, “a questão da criatividade, do inovar, do pensar possibilidades sustentáveis, os alunos têm condições, eles são criativos, só que a escola tem que fomentar isso”.
A ideia do evento partiu do professor Matheus Zavacki, que ministra o Itinerário Formativo de Administração, e após participar do South Summit Brazil 2024, foi questionado pelos alunos do porquê eles não terem uma ação como essa para participar. Ao apresentar a proposta para a direção, foi prontamente apoiado, e nos meses seguintes, toda a comunidade escolar esteve engajada nos preparativos.
“No início a gente tinha pensado, vamos trazer uns quatro palestrantes, cinco, a gente faz uma tarde, um mini-summit. Então, a gente começou a garimpar as parcerias e chegamos a 27 palestrantes em uma tarde, mais as oficinas. Então chegamos a 40 atrações durante o dia”, comenta o docente.
Os estudantes, bem como demais professores e todos os funcionários, colaboraram com a organização da primeira edição do Rosário Summit, e para 2025 o desafio será ainda maior. Em 2024, foram quase 500 visitantes, incluindo nove escolas, duas delas, que trouxeram oficinas oferecidas nas respectivas instituições.