Inova RS Região dos Vales prestigia o Startup Summit 2024
Publicação:

Entre os dias 14 e 16 de agosto, ocorreu o Startup Summit 2024 no Centro de Convenções, em Florianópolis (SC). O evento, realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae Startups, contou com mais de 200 palestrantes, espalhados pelos 10 palcos do espaço. O intuito foi oportunizar um encontro entre startups e investidores, além de apresentar cases sobre diversos temas por meio de palestras que abordaram as tendências do mercado nacional e internacional. A equipe do Inova RS na Região dos Vales esteve presente e comentou alguns pontos que chamaram a atenção.
Dentro da programação diversificada, destacou-se o painel “O papel das startups de impacto na mitigação de desastres climáticos: caso das enchentes do RS”, com Venicios Santos (Codex) e Renato Paes (Sipremo), mediado pelo secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho. Eles abordaram o papel crucial que as startups de impacto tiveram na mitigação de desastres climáticos no Rio Grande do Sul, ressaltando como tecnologias inovadoras e soluções desenvolvidas por startups podem auxiliar na prevenção, resposta e recuperação de desastres naturais.
Sara Ester Paes, gestora de Inovação e Tecnologia do Inova RS na Região dos Vales, enfatizou a relevância desse evento para a criação de novas metodologias e para a conexão entre diferentes áreas. Ela também destacou sua participação na palestra “A nova fronteira da educação: como produto e tecnologia estão desconstruindo a universidade”, mediada por Rafaela Herrera da Sirius. O painel contou com a presença de Paulo Bettio (G7) e Alex Avramov (EBAC), que discutiram como as abordagens tecnológicas e de produto estão transformando o modelo educacional tradicional e abrindo portas para novos métodos de aprendizagem, personalização do ensino e integração de ferramentas digitais avançadas.
O painel também abordou os desafios e oportunidades decorrentes dessa mudança, oferecendo perspectivas sobre o futuro da educação superior. Bettio abordou a carência de qualificação no mercado de trabalho, especialmente após a conclusão do Ensino Superior, e concluiu que "o papel do empreendedor é criar oportunidades sociais".
Para a gestora Fernanda Ost, vários assuntos importantes foram debatidos, com destaque para a palestra “Explorando os ecossistemas de inovação interligados pelo Brasil”. Mediado por Diogo Garcia (KPMG), esse painel contou com a participação de Daniel Leipnitz (ACATE) e Ingrid Barth (ABStartups), que discutiram como diferentes ecossistemas de inovação no Brasil estão interligados e colaborando para fomentar o empreendedorismo e a tecnologia. Ainda, apresentaram iniciativas regionais de sucesso, estratégias para fortalecer as conexões entre os hubs de inovação, além dos desafios e oportunidades de criar um ambiente colaborativo que impulsione startups e empresas de tecnologia. Fernanda ressaltou o elogiou de Ingrid à atuação do Brasil na inovação e tecnologia, especialmente startups fundadas por mulheres, número expressivo se comparado com países desenvolvidos como o Japão e a Suíça.
O gestor de Inovação e Tecnologia Marcos Almeida enfatizou a importância das startups nesses eventos, principalmente aquelas voltadas para o agronegócio e o meio ambiente, setores fundamentais para a economia no Brasil e que ilustram como a inovação pode transformar práticas tradicionais em soluções mais eficientes (competitivas) e sustentáveis. Startups do agro apresentaram tecnologias avançadas que otimizam a produção e promovem a conservação de recursos, enquanto as startups ambientais se sobressaíram com propostas inovadoras para a recuperação de áreas degradadas, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e gestão de resíduo, como a Meu Resíduo (startup da Região dos Vales). Outras startups dos Vales também marcaram presença no evento, como Data4Company, Criação .CC e LimbX.