INOVA RS Serra Gaúcha e Sebrae unem forças com Prefeitura de Farroupilha para impulsionar o ecossistema de inovação na cidade

Momento para registro
Momento para registro - Foto: Milene Rostirolla
Por Milene Rostirolla

InovaMUN beneficia Farroupilha e toda a região serrana

Desde novembro de 2022, a Prefeitura de Farroupilha, em parceria com o Sebrae, conta com o apoio do programa INOVA RS Serra Gaúcha, visando ao desenvolvimento de um ecossistema de inovação robusto e efervescente na cidade. O projeto, denominado InovaMUN, visa fortalecer a cultura empreendedora e fomentar a inovação regional como um diferencial competitivo, com o objetivo de impulsionar o crescimento econômico, social e cultural da região.

O programa InovaMUN não apenas beneficia a cidade e a região em termos de crescimento econômico, mas também desempenha um papel crucial na criação de empregos e no fortalecimento da cultura da inovação. Além disso, o desenvolvimento desse ecossistema urbano bem estruturado contribui para a resiliência da cidade diante de desafios climáticos e para aprimoramento das infraestruturas, tornando Farroupilha mais atraente, sustentável e preparada para enfrentar os desafios do futuro.

A colaboração entre a Prefeitura de Farroupilha, Sebrae, Grendene, Silvestrin, Filtros Planeta Água, Integra, entre outros, apoiada pelo programa INOVA RS Serra Gaúcha, fortalece a perspectiva de um futuro promissor e sustentável para a região. Neste cenário, a inovação desempenha um papel fundamental como propulsora do desenvolvimento, sublinhando a relevância da sinergia entre todos os envolvidos na busca por soluções criativas e impactantes para os desafios tanto locais quanto regionais.

"O voluntariado é um grande propulsor para esses movimentos de inovação, com ele desenvolvemos uma visão de futuro, que teremos um ganho para toda a sociedade com um pouco de doação de tempo de cada um, aprendemos como uma comunidade unida transforma. Como voluntária e integrante do grupo Integra Farroupilha, uma organização sem fins lucrativos, estamos empenhados em revitalizar o ambiente empreendedor da nossa cidade. Nosso objetivo é não apenas tornar Farroupilha um polo atrativo para os negócios, mas também catalisar soluções em inovação e tecnologia. Queremos estabelecer conexões fortes, aproximando nossa comunidade das tendências e desenvolvimentos globais, e, assim, criar um terreno fértil para o florescimento do Ecossistema de Inovação de Farroupilha," explica Helen Zatti, analista de TI.

Momento de ativação de ideias
Momento de ativação de ideias - Foto: Milene Rostirolla

"O Ecossistema de Inovação de Farroupilha ganha força a cada dia, com o envolvimento de grandes empresas, instituições tradicionais (públicas e privadas) e um grupo de jovens empreendedores, estamos criando um novo caminho a ser trilhado, principalmente, para as próximas gerações. Investir em inovação e empreendedorismo, proporciona o desenvolvimento social e econômico em qualquer lugar no planeta, em Farroupilha não é diferente. Nós da F2 Conexões acreditamos muito no movimento desenvolvido de forma colaborativa, que fortalece conexões entre diversos setores, promovendo o progresso da cidade e da região," destaca Flaviano Gastão Junior, diretor da F2 Conexões + Inovação.

"Inovação é um movimento que só terá sustentabilidade com pessoas que acreditarem nele e se sentirem parte responsável por ele. Farroupilha tem potencial imensurável devido à pungência da cidade para negócios. As pessoas que foram chegando e participando das ações propostas pelos atores locais de inovação fazem e farão muita diferença. Contudo, cabe ressaltar que é um capítulo, pois em breve o Ecossistema de Inovação em Farroupilha terá outras ações. O indispensável é que esse movimento não pare. Inovação é inclusão, é educação, é futuro, é diversificar o manancial de negócios com novas possibilidades. Qual a Farroupilha do futuro queremos ver?," afirma Katherin Misura, Gestora de Projetos de Inovação da Serra Gaúcha.