Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Inovação, empreendedorismo e sustentabilidade marcam hackathon co-criado pelos Vales

Início do evento coincidiu com o Dia Nacional da Inovação, celebrado em 19 de outubro

Publicação:

Quádrupla hélice se reuniu para pensar a inovação na área do agro.
Quádrupla hélice se reuniu para pensar a inovação na área do agro. - Foto: Divulgação

Nos dias 19 e 20 de outubro, ocorreu o Agrothon, maratona para pensar a inovação na área do agronegócio. O local escolhido foi o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), situado na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. 

O evento teve como foco a regeneração do solo e contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre elas mentores, participantes da quádrupla hélice, incluindo gestores de Inovação e Tecnologia, participantes, palestrantes e membros da organização. Foi promovido pelo Living Agro+Vales, coordenado pela professora Chana Medeiros, e pelo Living Vales, coordenado pelo professor Leonel Tedesco, ambos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A programação incluiu palestras e workshops, no intuito de fornecer suporte aos participantes, que foram divididos em quatro equipes para pensar soluções dentro dos desafios propostos a partir da metodologia Hacklab, aplicada pelo Sebrae X. 

Ao final do segundo dia, os grupos fizeram um pitch para a banca avaliadora, e por fim, foram anunciados os vencedores. Apesar disso, todas as soluções foram contempladas com a possibilidade de serem incubadas no Tecnovates ou no Tecnounisc, que são os parques científicos e tecnológicos de ambas universidades. 

A equipe Regenera Soluções foi a vencedora do Agrothon. Além de ter a  oportunidade de ser incubada em um dos parques ou até mesmo em ambos, foi convidada a participar do Gramado Summit 2025 no palco do SebraeX, no intuito de também apresentar a solução proposta. Se a equipe for selecionada, poderá participar do Startup Summit, que ocorre na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Para a equipe, a decisão de participar partiu do desejo de entender como a região está enfrentando os impactos no solo decorrentes dos eventos climáticos extremos. “Terminar o Agrothon com a nossa equipe sendo reconhecida foi uma mistura de surpresa e alegria, mostrando que quando acreditamos e trabalhamos juntos, podemos transformar desafios em oportunidades”, pontua Vanessa Bortoncello, representante da startup.

O grupo ressalta que o apoio dos mentores e da equipe organizadora e a troca com outros participantes mostraram que as ideias têm valor e podem fazer a diferença.

O gestor de Inovação e Tecnologia do Living Agro+Vales, Thomas Schmidt, que fez parte da organização, destacou o surpreendente foco e engajamento dos participantes, o que levou à premiação de todos. 

Inicialmente, a gente tinha aberto as inscrições com um olhar para o público em geral, mas o público que veio foi esse pessoal mais de consultoria, mais da academia, mais das empresas, né? E a gente viu que eles conseguiram focar pra caramba e produzir quatro resultados bem bacanas [...]. Quem ganha é o Vale. É o Vale do Taquari, o Vale do Rio Pardo, que vai ter esse olhar motivado por equipes que querem trabalhar com isso”, afirma Schmidt.

O Agrothon foi uma realização do Living Labs TEC4B, Fapergs, Inova RS na Região dos Vales e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com patrocínio do Sicredi e da Pioneer e apoio do Curso de Agronomia da Unisc, Converge Santa Cruz, Emater/RS, Promove Lajeado, Tecnounisc e Tecnovates.

Mais notícias

Inova RS