InovaTec UFSM e CEDEITTEC realizam o evento Bioinsumos RS - Soluções Sustentáveis para a Agricultura
POR CLAUDIR PADIA, GESTOR DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL
Publicação:
Nos dias 5 e 6 de novembro, o InovaTec - Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Centro de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologias em Bioinsumos (CEDEITTEC) promoveram o evento Bioinsumos RS – Soluções Sustentáveis para a Agricultura. O evento ocorreu em dois locais da UFSM, o Auditório Wilson Aita e o Espaço Collab da Pulsar Incubadora Tecnológica, e reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais do setor para debater as mais recentes inovações e tendências em bioinsumos para o agronegócio.
A programação teve início no dia 5 de novembro, às 8h30, com a conferência "Bioinsumos e Nutrição de Plantas: Revolução no Passado e Inovação para o Futuro da Agricultura Brasileira", ministrada pela professora Mariangela Hungria da Cunha, engenheira agrônoma e renomada pesquisadora da Embrapa Soja.
No dia 6 de novembro, o evento foi dividido em dois momentos. Pela manhã, às 8h30, foi realizado o painel "Bioinsumos e Sustentabilidade no Agro: Inovações, Impactos e Desafios", com a participação de Valéria Burmeister Martins, coordenadora geral de Bioeconomia e Recursos Genéticos do Departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária (SDI/MAPA). À tarde, os participantes tiveram uma experiência prática na área experimental do projeto Advanced Farm 360, vinculado ao Colégio Politécnico da UFSM, onde foi demonstrado o uso de bioinsumos em campo.
Com uma abordagem que integra teoria e prática, o Bioinsumos RS visa promover soluções agrícolas mais sustentáveis, destacando a inovação como elemento central para o futuro do agronegócio.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e do programa TEC4B (Tecnologia para Negócios). O programa TEC4B busca criar living labs colaborativos e multiplataforma para pesquisa, provas de conceito (PoCs) e desenvolvimento de modelos de negócios de alto valor agregado, utilizando tecnologias da informação e comunicação (TICs) inovadoras em um ambiente de alta conectividade. Em 2023, a UFSM foi contemplada pelo programa TEC4B e está desenvolvendo e aprimorando um living lab na universidade.
O projeto do Living Lab de Bioinsumos da UFSM foi resultado de uma construção colaborativa envolvendo diversos servidores: Maria Daniele Dutra, gestora do InovaTec UFSM; Márcio Mazutti, professor do Departamento de Engenharia Química; Luciano Pes, professor do Colégio Politécnico e coordenador do projeto Advanced Farm 360; além de empresas residentes na Pulsar Incubadora, como Auster e Bioagreen, e das prefeituras de São Sepé e Santiago.