Participação da Campanha e Fronteira Oeste é destaque no South Summit Brazil 2024

Captura de tela 2024 04 03 145434
Reitor, professores e servidores
Por Luciane Gomes - Gestora de Inovação e Tecnologia INOVAFOC

O South Summit Brazil 2024 encerrou as atividades no dia 22 de abril, com grandes expectativas para o futuro da inovação no país. Em 2025, o maior evento de inovação da América Latina está programado para ocorrer de 9 a 11 de abril na capital gaúcha, Porto Alegre.

Dias intensos e com a participação pontual da região da Campanha e Fronteira Oeste, que se destacaram pela mobilização e entusiasmo durante o evento. Com a mobilização da equipe do Inova FOC, a presença foi notável, com representantes de diversos setores, principalmente das principais instituições de ensino, buscando inovação e oportunidades para impulsionar o desenvolvimento local.

Professores e servidores administrativos da Unipampa, campus Alegrete, São Gabriel, Uruguaiana, São Borja e Bagé, estiveram entre os participantes presentes e com interesse em trazer inovação para seus campi e áreas de atuação de forma integrada.

Captura de tela 2024 04 03 145640
Luciane Gomes, Everaldo Daronco, Maria Cristina Aurélio, Edward Pessano, Alessandro Souza.

A representação da Unipampa contou com a presença do reitor Edward Pessano, docentes e servidores, acompanhando as palestras sobre inovações e empreendedorismo, mostrando o compromisso da universidade com a região, reforçando as conexões, parcerias e negócios.

Também da Unipampa, o Pampatec marcou presença através de seus representantes, Vitor Almada e Émerson Rizzatti, que contribuiram para as discussões sobre inovações e empreendedorismo durante o South Summit Brazil.

Da Urcamp, estavam o reitor Guilherme Cassão, e os professores Leandro Rocha Soares Pires, gestor de projetos e inovação e coordenador do projeto UALL - Startup Lab, o professor Fernando Faconde, e Alex Dias Camargo, gestor de inovação.

Captura de tela 2024 04 03 145640
Alex Camargo, Maria Cristina Aurélio, Everaldo Daronco, Guilherme Cassão, Luciane Gomes e Fernando Faconde.

A inovação para a região da Campanha e Fronteira Oeste ganhou destaque em duas frentes de trabalho voltadas para o agronegócio e o turismo. Conforme destaca a gestora de inovação Maria Cristina Aurélio, a participação as instituições de ensino são determinantes e fazem diferença na mobilização de pessoas para o pensar em prol da inovação como desenvolvimento regional.

Com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict)  a região tem muito a se desenvolver. Em 2023, foram totalizados R$37 milhões em investimentos nas mais diferentes áreas do agro, dentro seis áreas de atuação do Inova RS onde o setor é o foco. Conforme menciona o diretor de Ambientes de Inovação da Sict, Everaldo Daronco, a importância da região Fronteira Oeste e Campanha e a participação das instituições de ensino podem aumentar o número de projetos aprovados para a região e ecossistemas.

Dentro dos ecossistemas que estão se fortificando, o destaque foi para a Área B do Ecossistema Binacional de Inovação, que integra os grupos de trabalho do Inova FOC. Ele tem por objetivo fortalecer os ecossistemas municipais de inovação, além disso, está localizado no Bioma Pampa, que pelo seu território único, é propício à vitivinicultura, olivicultura e noz pecã.

Captura de tela 2024 04 03 145640
Leonel Paes Furtado, Guilherme Fitzgibbon Alves, Cintia Lee Martínez Megget e Rafael Damasceno de Camargo.

O painel sobre a Área B foi realizado no do RS Innovation Stage. A Área B é uma iniciativa binacional que está localizada na fronteira entre Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). Guiado pela inovação e colaboração, o ecossistema visa o crescimento econômico e social da região fronteiriça. O painel contou com a presença da diretora da Agência de Desenvolvimento de Rivera Cintia Lee Martínez Megget, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Santana do Livramento, Rafael Damasceno de Camargo, o comissionário do Ministério das Relações Exteriores, Guilherme Fitzgibbon Alves, mediados por Leonel Paes Furtado, professor da Universidad Tecnológica del Uruguay.

O sucesso e impacto do South Summit Brazil 2024 na região da Fronteira Oeste e Campanha fortalece a inovação e também o engaja e compromete ainda mais os atores da região, impulsionadas pelo apoio do Inova RS.