Projetos
1) Pampa + Inovador
O projeto Pampa + Inovador está subdividido em dois eixos, Agronegócio e Turismo, de acordo com a visão de futuro chancelada pela Mesa Gestora do Inova RS.
Tem como objetivo compartilhado garantir a continuidade do projeto, através de uma agência de inovação, pessoa jurídica que poderá concorrer a editais e administrar recursos para manter os projetos em funcionamento, independente de questões governamentais, permitindo que a governança regional torne-se guardiã da perenidade do desenvolvimento das ações necessárias para o alcance da visão de futuro.
1.1) Eixo do Agronegócio - Programa de Estímulo ao Surgimento de Startups
Objetivo geral
Estimular o surgimento de startups sediadas na região, voltadas a resolver os desafios do agronegócio, oferecendo soluções às cidades do interior do Brasil e do Mercosul.
Resultados esperados
- Cartilha do passo a passo da mobilização regional em prol da Inovação do processo de articulação e mobilização dos integrantes da Quádrupla Hélice.
- Metodologia da construção coletiva para a mobilização da Quádrupla Hélice para Inovação Regional pelo Agronegócio
- Instituição Digital/Virtual (sem sede própria) que trabalhe para a Inovação, Ciência e Tecnologia da Região, envolvendo integrantes da Quádrupla Hélice Regional
- Ambiente de inovação em desenvolvimento contínuo
1.2) Eixo do Turismo - Transformação Digital do Turismo no Pampa Gaúcho
Objetivo geral
Desenvolver o turismo inteligente nas regiões Fronteira Oeste e Campanha por meio de soluções inovadoras, tendo o bioma pampa como diferencial competitivo.
Resultados esperados
- Fortalecimento do trade turístico regional, aproximando atores e otimizando esforços
- Inserção do nicho do turismo dentro do ecossistema de inovação
- Captação de recursos para a realização de projetos e ações que impactem na economia e geração de emprego e renda regional
- Capacitação e qualificação de como a inovação pode contribuir para o desenvolvimento
2) Startup Pampa
O Circuito Startup Pampa é o ambiente de inovação da região fronteira oeste e campanha dando os seus primeiros passos para a sua concretude, através de um programa de capacitação sobre empreendedorismo, inovação e novas tecnologias, conectando universidades, empreendedores e investidores para incentivar o surgimento de startups no pampa.
O programa é resultado da articulação dos atores do Ecossistema de Inovação da Região do Pampa Gaúcho que iniciou pela proposição do Governo do RS, através da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, do Programa INOVA RS e vem impactando as ações institucionais das entidades envolvidas e provocando sinergia entre elas.
O programa compreende uma trilha dividida em 4 etapas: Inspiração, com palestras e capacitações; Ideação, com oficinas e desafios, incluindo competição de modelos de negócio com etapas locais em até 10 cidades da região; Prototipagem, incluindo mentoria para aperfeiçoamento dos projetos; e Mercado, sendo a última etapa,com incubação no parque tecnológico PampaTec (Unipampa), no Instituto Federal Farroupilha, além de aceleração no Programa Startup RS do Sebrae. Os premiados da edição 2021 receberam, ao todo, R$ 10.000,00 em dinheiro e mais de US$ 30 mil dólares em créditos de serviços exclusivos ofertados por empresas parceiras.