Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Região

Dos Vales

Projetos

1) Projeto Inova + Vales: Desenvolvendo o Ecossistema Regional de Inovação

O Projeto INOVA + VALES busca implementar projetos estratégicos de inovação, definidos a partir das discussões no chamado Ecossistema Regional de Inovação, utilizando ações de especialização em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços. O objetivo é gerar novas oportunidades para cadeias produtivas ligadas aos setores, sempre buscando o desenvolvimento sustentável da Região dos Vales.

Dessa forma, o Projeto INOVA + VALES apresenta cinco subprojetos que envolvem os setores considerados essenciais na Região dos Vales: o setor Agroalimentar, onde foi considerando o potencial da Região para plantas bioativas e resíduos agroindustriais; o setor Saúde, onde o foco foi o uso de Tecnologias Inteligentes para inovação voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde; e o setor Serviços, que foi compreendido como um setor transversal, tendo o seu desenvolvimento diretamente relacionado à dinâmica de crescimento dos setores agroalimentar e da saúde.

Confira os cinco subprojetos que estão em fase de implementação a partir de janeiro de 2022 no ERI região dos Vales.

image1


1.1) Subprojeto Plantas Bioativas: Plataforma Agro dos Vales

plataforma

Visa a criação de uma plataforma online para mapear e conectar os diferentes segmentos integrantes da cadeia produtiva de plantas bioativas. A Plataforma também tem a intenção de disponibilizar conteúdos relevantes sobre a cadeia das plantas bioativas, por meio de materiais educativos e informativos, bem como oportunizar o cadastro de agricultores interessados, indústrias de beneficiamento e transformação, empresas e órgãos públicos demandantes.






1.2) Subprojeto Resíduos Agroindustriais: Reaproveitamento de Resíduos Hortifruti

horti
Foca no reaproveitando os resíduos hortifruti, que são analisados, testados e transformados em matéria-prima, com o intuito de ser adicionada na composição de outros alimentos, a partir de processos biotecnológicos, agregando maior valor econômico a estes alimentos.




1.3) Subprojeto Resíduos Agroindustriais: Biofábrica para Produção Massal de Agentes Biológicos e Bioconversão

biofar

Busca desenvolver tecnologias limpas para serem utilizadas na produção orgânica e convencional. Para isso, foca na produção, em escala industrial, de agentes biológicos, que serão utilizados no controle de pragas e de larvas, destinadas à cadeia agroalimentar, bem como na instalação de novos empreendimentos para transferência dessas tecnologias.



1.4) Subprojeto Saúde: Automação Hospitalar - Transferência de Pessoas com Deficiências Sensório-Motoras

autom

Visa a criação e a produção de um dispositivo que auxilie na transferência de pessoas com dificuldades sensório-motoras, dependentes nas trocas de posição, para maior autonomia. Projetado para uso em hospitais, casas geriátricas e até mesmo residências, o dispositivo está sendo desenvolvido pensando tanto no conforto, na estabilidade e na segurança do paciente/usuário quanto na facilitação do trabalho do cuidador(a).


1.5) Subprojeto Saúde: Monitoramento de Arboviroses Transmitidas por Aedes Aegypti

arbo

Busca implantar um sistema de monitoramento online de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como por exemplo, dengue e zika, no município de Vera Cruz, RS. Para isso, propõe um método piloto para coleta e análise por biologia molecular para identificação de zika vírus e vírus da dengue a partir de mosquitos adultos e desenvolver um aplicativo para geoprocessamento dos pontos dessas coletas. 


Atores que compõem o projeto Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema de inovação

O INOVA + VALES é um projeto estratégico de inovação para as regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari, fundamentado em critérios de especialização inteligente, visando o desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação pelo envolvimento de diversos atores da quádrupla-hélice, representados pelos setores governamental, empresarial, acadêmico e da sociedade civil organizada.

Atores que compõem o projeto Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema de inovação
Atores que compõem o projeto Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema de inovação
Inova RS