Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Região

Dos Vales

Projetos

1) Projeto Inova + Vales: Desenvolvendo o Ecossistema Regional de Inovação

O Projeto INOVA + VALES busca implementar projetos estratégicos de inovação, definidos a partir das discussões no chamado Ecossistema Regional de Inovação, utilizando ações de especialização em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços. O objetivo é gerar novas oportunidades para cadeias produtivas ligadas aos setores, sempre buscando o desenvolvimento sustentável da Região dos Vales.

Dessa forma, o Projeto INOVA + VALES apresenta cinco subprojetos que envolvem os setores considerados essenciais na Região dos Vales: o setor Agroalimentar, onde foi considerando o potencial da Região para plantas bioativas e resíduos agroindustriais; o setor Saúde, onde o foco foi o uso de Tecnologias Inteligentes para inovação voltadas para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde; e o setor Serviços, que foi compreendido como um setor transversal, tendo o seu desenvolvimento diretamente relacionado à dinâmica de crescimento dos setores agroalimentar e da saúde.

Confira os cinco subprojetos que estão em fase de implementação a partir de janeiro de 2022 no ERI região dos Vales.

image1


1.1) Subprojeto Plantas Bioativas: Plataforma Agro dos Vales

plataforma

Visa a criação de uma plataforma online para mapear e conectar os diferentes segmentos integrantes da cadeia produtiva de plantas bioativas. A Plataforma também tem a intenção de disponibilizar conteúdos relevantes sobre a cadeia das plantas bioativas, por meio de materiais educativos e informativos, bem como oportunizar o cadastro de agricultores interessados, indústrias de beneficiamento e transformação, empresas e órgãos públicos demandantes.






1.2) Subprojeto Resíduos Agroindustriais: Reaproveitamento de Resíduos Hortifruti

horti
Foca no reaproveitando os resíduos hortifruti, que são analisados, testados e transformados em matéria-prima, com o intuito de ser adicionada na composição de outros alimentos, a partir de processos biotecnológicos, agregando maior valor econômico a estes alimentos.




1.3) Subprojeto Resíduos Agroindustriais: Biofábrica para Produção Massal de Agentes Biológicos e Bioconversão

biofar

Busca desenvolver tecnologias limpas para serem utilizadas na produção orgânica e convencional. Para isso, foca na produção, em escala industrial, de agentes biológicos, que serão utilizados no controle de pragas e de larvas, destinadas à cadeia agroalimentar, bem como na instalação de novos empreendimentos para transferência dessas tecnologias.



1.4) Subprojeto Saúde: Automação Hospitalar - Transferência de Pessoas com Deficiências Sensório-Motoras

autom

Visa a criação e a produção de um dispositivo que auxilie na transferência de pessoas com dificuldades sensório-motoras, dependentes nas trocas de posição, para maior autonomia. Projetado para uso em hospitais, casas geriátricas e até mesmo residências, o dispositivo está sendo desenvolvido pensando tanto no conforto, na estabilidade e na segurança do paciente/usuário quanto na facilitação do trabalho do cuidador(a).


1.5) Subprojeto Saúde: Monitoramento de Arboviroses Transmitidas por Aedes Aegypti

arbo

Busca implantar um sistema de monitoramento online de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como por exemplo, dengue e zika, no município de Vera Cruz, RS. Para isso, propõe um método piloto para coleta e análise por biologia molecular para identificação de zika vírus e vírus da dengue a partir de mosquitos adultos e desenvolver um aplicativo para geoprocessamento dos pontos dessas coletas. 


Atores que compõem o projeto Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema de inovação

O INOVA + VALES é um projeto estratégico de inovação para as regiões do Vale do Rio Pardo e Taquari, fundamentado em critérios de especialização inteligente, visando o desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação pelo envolvimento de diversos atores da quádrupla-hélice, representados pelos setores governamental, empresarial, acadêmico e da sociedade civil organizada.

Atores que compõem o projeto Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema de inovação
Atores que compõem o projeto Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema de inovação

Cocriação, a estratégia para o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica na região dos Vales

O Cocriação é um projeto que busca desenvolver soluções tecnológicas em automação para as empresas ervateiras, por meio da implantação de um laboratório de cocriação focado na automação aplicada ao segmento ervateiro, com a realização de capacitações envolvendo integrantes do projeto e eventos para divulgação dos resultados. A iniciativa conta com a participação de instituições de ensino, empresas dos setores ervateiro, de automação, metal mecânico e desenvolvimento de sistemas localizadas na região dos Vales.

A erva-mate é uma espécie de grande importância econômica, ambiental, cultural e social para a região Sul do Brasil, sendo considerada, em alguns municípios, como o principal produto não madeireiro do agronegócio florestal. Em virtude de uma crescente demanda por produtos à base desta planta, como alimentos, cosméticos, cápsulas, bebidas energéticas, e da própria erva-mate e seus diferentes tipos (tradicional ou aromatizadas) para o consumo do chimarrão ou tereré, a cadeia ervateira necessita de aprimoramento tecnológico. 

Os sistemas de produção deste setor apresentam pouco aporte tecnológico quando comparados a outras culturas, já que são majoritariamente artesanais. Atualmente, toda a colheita é realizada manualmente, e apenas o processamento é mecanizado, ainda assim com baixo aprimoramento tecnológico e de controle automatizado. Desta forma, há espaço para a implementação de soluções inovadoras e tecnológicas relacionadas à automação no setor. 

A automação industrial pode ser definida como a tecnologia pela qual um procedimento ou processo é realizado sem assistência humana. Os seus principais objetivos são aumentar a qualidade do produto, evitar desperdícios, tornar o processo confiável e reduzir o tempo de produção, garantindo o bem-estar, a satisfação e a segurança do cliente, além da preservação ambiental. Contudo, algumas cadeias produtivas, como a da erva-mate, ainda apresentam estruturas simples e com baixos níveis de automação.

As oportunidades no setor ervateiro são diversas, e a automação em alguns processos e no desenvolvimento de dispositivos novos pode auxiliar tanto os produtores quanto as indústrias a se tornarem mais competitivas, por meio de um espaço de cocriação e soluções tecnológicas e inovadoras em automação.

O espaço de cocriação proporciona, então, o desenvolvimento de soluções em conjunto, com base na cooperação de públicos de diferentes perfis, podendo resultar na produção ou criação de algo. Esta iniciativa tem por finalidade servir como um local para a manifestação de novos talentos e a realização de capacitações e de trocas de ideias referentes a negócios.

Para mais informações, enviar e-mail para: cocriacaounisc@gmail.com 

iQH--aMLGiWIxT6scjI20JXWF3vGgOBocxnSb906

Processos produtivos das ervateiras após receber a matéria-prima

Inova RS