Região Central marca presença no Startup Summit 2024

Startup Summit 2024
06123718-startup-summit-2024.jpeg
Por BIBIANE SEGALA, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL

Entre os dias 14 e 16 de agosto, o Centro de Convenções de Florianópolis (SC) foi palco do Startup Summit 2024, que se consolidou como um dos principais encontros de inovação e empreendedorismo do Brasil. Este ano, o evento reuniu um público recorde de 9,4 mil participantes, evidenciando a crescente importância do setor de startups no país.

A Região Central marcou presença através da participação dos gestores de inovação e tecnologia Bibiane Segala e Claudir Padia, do Inova RS, e Camila Giacomelli, do Startup Lab. O comitê estratégico do Inova RS na Região Central foi representado por Henrique Tamiosso Machado, do IFFar Campus Jaguari, Sadi João Gioda Neto, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santiago, além do prefeito de Santiago, Tiago Gorski.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santiago, Sadi Gioda, destacou alguns pontos importantes de sua participação no evento: “O Startup Summit em Florianópolis foi uma experiência enriquecedora e uma oportunidade única de imersão no cenário vibrante das startups nacionais. Eu pude explorar empresas em diferentes estágios de maturação, desde ideias embrionárias até projetos em fases mais avançadas de desenvolvimento. A ocasião foi propícia para se conectar com uma variedade de atores importantes do setor, incluindo investidores, empreendedores, desenvolvedores e mentores. A riqueza das interações pessoais e a troca de ideias foram pontos altos do evento. Além disso, os painéis oferecidos abordaram temas atuais e relevantes, proporcionando insights valiosos e práticos. A viagem a Florianópolis, sem dúvida, valeu pelo aprendizado e pelas novas parcerias estabelecidas, reforçando a importância de se estar presente em eventos que alimentam o ecossistema de inovação e empreendedorismo do país”.

Camila Giacomelli, do Startup Lab, também comentou o que mais chamou sua atenção durante o evento: “Participar do Startup Summit em Florianópolis foi crucial para compreender as últimas inovações e soluções oferecidas pelas startups, que têm o potencial de transformar diversos setores e impulsionar o mercado. Como gestora de inovação e tecnologia do programa Startup Lab na Região Central, acredito que o contato direto com essas startups seja essencial para avaliar novas tendências e soluções, além de identificar oportunidades de colaboração e desenvolvimento. Essa experiência enriquece o programa ao proporcionar insights valiosos e facilitar conexões estratégicas que beneficiam tanto as startups quanto as empresas participantes. Além disso, as palestras sobre inovação aberta foram extremamente enriquecedoras, oferecendo uma visão sobre como as empresas de diversos portes podem se beneficiar ao colaborar com startups e adotar novas metodologias”.

A participação de representantes da Região Central no Startup Summit 2024 reforça o compromisso da região em estar conectada com importantes players do setor, explorar novas tendências e estabelecer parcerias estratégicas. O evento se mostrou uma plataforma de conexão com inúmeras oportunidades e pessoas que contribuirão para o fortalecimento do ecossistema de startups na região.

Além disso, aproveitando a ida a Florianópolis para o Startup Summit 2024, os gestores de inovação das regiões Central e Vales realizaram uma visita técnica à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Durante a visita, tiveram a oportunidade de conhecer de perto as iniciativas e soluções inovadoras promovidas pela associação, que é referência no fomento ao ecossistema de tecnologia e inovação em Santa Catarina. Essa troca de experiências proporcionou novos insights e perspectivas que também podem ser aplicados no desenvolvimento de projetos na Região Central.

Visita ACATE
06124544-visita-acate.jpg