Região Central movimenta ações em inovação social

Captura de tela 2024 04 23 132801
23132824-captura-de-tela-2024-04-23-132801.png
Por Bibiane Segala, gestora do Inova RS Região Central

No dia 3 de abril, a Praça CEU, situada no bairro Nova Santa Marta, em Santa Maria, foi palco de um encontro que reuniu representantes do poder público em prol da inovação social na cidade.

O cerne da conversa girou em torno do projeto Comunidades Inovadoras, uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) na qual Santa Maria foi selecionada como uma das quatro cidades no estado a ser contemplada, juntamente com Porto Alegre, Pelotas e Caxias do Sul. O projeto visa transformar as comunidades através do estímulo à criatividade, inovação e inclusão, respeitando o conhecimento e a cultura local. Em Santa Maria, o lugar escolhido para desenvolver o projeto foi o bairro Nova Santa Marta, com ações para impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer os laços comunitários.

Na ocasião, estiveram presentes o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, a responsável pelo projeto na Região Central, Cleni Oliveira, o vice-prefeito municipal, Rodrigo Décimo, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Cultura, CRAS Zona Oeste,Central Única das Favelas (Cufa) e Inova RS Região Central.

Além disso, o Inova RS Região Central estabeleceu uma importante conexão que se alinha à pauta de inovação social. Durante o Gramado Summit 2024, os gestores de inovação conversaram com Rodrigo Cassal Viedo, fundador do aplicativo Repasse, e seu sócio, Flavio Salamoni Silva. Trata-se de uma plataforma inovadora para promover a solidariedade, a sustentabilidade e a economia circular.

Com a missão de conectar repassers, como são chamados os usuários da plataforma, o Repasse possibilita que itens que não estejam mais sendo utilizados e que ainda sejam úteis encontrem novos lares, sem qualquer custo envolvido. A iniciativa já movimentou mais de 800 objetos, desde eletrônicos a brinquedos, roupas e livros, inclusive de usuários de fora do Rio Grande do Sul. Hoje, a plataforma conta com usuários espalhados por todo território nacional

Inspirado por um ambiente familiar de generosidade e solidariedade, Rodrigo Cassal Viedo decidiu transformar esse valor em uma plataforma digital acessível a todos. Para ele, a iniciativa não apenas reduz o desperdício, mas também promove a cultura do compartilhamento e da doação. Sua principal motivação está na crença de que a plataforma pode ampliar esse espírito de comunidade e empatia através da inovação social. Lançado em novembro de 2023,  inicialmente em Porto Alegre e Pelotas, a proposta é expandir sua utilização para as demais regiões do estado e, em breve, para outros países.

Onde encontrar o Repasse:

No Instagram: www.instagram.com/app.repasse/

No site: get.repasse.app/

App disponível para Android: play.google.com/store/apps/details?id=br.com.repasse

App disponível para IOS: apps.apple.com/br/app/re-passe/id6461162037?l=en-GB