Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Reunião dos Comitês - Encerramento de 2022

Publicação:

Reuniãos dos Comitês
Reuniãos dos Comitês - Foto: Cleber Graef

Reunião dos Comitês - Encerramento de 2022

Aconteceu no último dia 15 de Dezembro de 2022, no auditório da TECNOURI (Parque tecnológico das Missões) a reunião de encerramento dos comitês estratégico e técnico do INOVA RS da região Noroeste e Missões. Tendo como pautas principais a avaliação das ações do ano de 2022, perspectivas para 2023 e três workshops com os palestrantes Prof.  Nedisson Luis Gessi (CEO da Incubadora IATI-FEMA), Prof. Marcelo Blume (FAHOR)  e Rafael Jacques de Oliveira (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi). 

Na abertura, Cristiano Palharini, coordenador do Comitê Estratégico, ressaltou a importância do programa do INOVA RS, ao permitir a interiorização do tema de inovação e ainda facilitar a integração dos principais atores regionais nesse processo.  Após uma pequena dinâmica de integração, o convidado Nedisson, apresentou suas impressões e experiências que obteve nos diversos ecossistemas internacionais, como Vale do Silício, Portugal, Finlândia, Catar e Colômbia, que teve o privilégio de conhecer.  Enfatizou, no seu entendimento, que os principais fatores de sucesso nesses ecossistemas são: clareza de propósito, mentalidade disruptiva e ações consistentes.  

O secretário Rafael, apresentou os resultados do projeto de inovação na gestão pública de Panambi,  realizado em parceria com o SEBRAE/RS e apresentou a criação do Instituto Agregar, um HUB de inovação, além de apresentar a Patrícia Lazzarotti Garcia, como a nova gestora executiva do Instituto. 

Também, o prof. Marcelo Blume, rapidamente apresentou suas experiências sobre o ecossistema de Posadas na  Argentina, o qual possui 6 parques tecnológicos.

No final, foi realizado um debate, permitindo que todos os presentes pudessem expressar suas expectativas e sugestões para melhoria do nosso ecossistema. Dentre as sugestões, a criação de uma agenda comum regional e anual de todos os eventos de inovação que serão realizados no ano de 2023 e a criação de  grupos menores de trabalho, potencializando o efeito multiplicador do INOVA RS na região Noroeste e Missões.

Integrantes da Reunião
Integrantes da Reunião - Foto: Cleber Graef

Mais notícias

Inova RS