Projetos
INOVA 2024-2026
Orquestração dos Atores do Ecossistema Regional de Inovação Produção e Norte: Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio e Saúde Pública
Proponente: Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus Frederico Westphalen
O projeto visa promover a inovação e o desenvolvimento sustentável na região Produção e Norte (PeN) por meio de uma estratégia colaborativa baseada na governança da Quádrupla Hélice, envolvendo os setores público, privado, acadêmico e a comunidade. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), o projeto busca assegurar a sustentabilidade e a resiliência ambiental, impulsionando o agronegócio sustentável e a saúde pública. Entre os objetivos específicos estão o fortalecimento das redes regionais do programa Inova RS, a incorporação dos ODS na estrutura do projeto, a promoção de benchmarking e boas práticas, a difusão de conhecimento, e a adoção de práticas de agricultura de baixo carbono por pequenos produtores, além de acompanhar e facilitar avanços em inovação e sustentabilidade nas áreas prioritárias.
Complementando as ações no ecossistema, um subprojeto na área da saúde será desenvolvido com foco na avaliação do Monitoramento Multiparamétrico (Multi-P) na Atenção Primária em Saúde de Passo Fundo.
Monitoramento Multiparamétrico em Saúde no Atendimento Ambulatorial em um Município de Grande Porte
Universidade de Passo Fundo
O projeto é realizado em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e busca integrar tecnologia ao atendimento de saúde para diagnósticos mais rápidos e tratamentos personalizados. Com o uso de equipamentos portáteis, será possível monitorar sinais vitais dos pacientes, como frequência cardíaca, pressão arterial e oxigenação, diretamente nas unidades de saúde de Passo Fundo.
Este monitoramento em tempo real permitirá identificar problemas de saúde precocemente, melhorando a qualidade do atendimento e reduzindo riscos de complicações. A plataforma eProHealth será utilizada para armazenar e compartilhar os dados de forma segura entre profissionais e pacientes, promovendo um acompanhamento mais próximo e eficiente.
Objetivos principais:
Facilitar o diagnóstico e o acompanhamento contínuo da saúde dos pacientes.
Capacitar profissionais para o uso de novas tecnologias.
Ampliar o autocuidado e a adesão ao tratamento pelos pacientes.
Transformar o atendimento ambulatorial, tornando-o mais moderno e acessível, com impacto positivo para a saúde pública local.
Big push para sustentabilidade
Instituto Federal Farroupilha campus Frederico Westphalen, em parceria com a Cooperativa Tritícola de Frederico Westphalen (Cotrifred)
O projeto "Big Push para Sustentabilidade: Unidade de Referência Científica e Tecnológica em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária na Região Produção e Norte" visa desenvolver uma unidade de referência para pesquisa, desenvolvimento, inovação (P,D&I) e difusão de conhecimento na intensificação sustentável da agropecuária. Por meio da implantação de módulos baseados nos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA), a iniciativa busca promover práticas mais eficientes e ambientalmente responsáveis, contribuindo para o fortalecimento da sustentabilidade na Região Produção e Norte, com foco na integração entre agricultura e pecuária.
Projeto Agrotec Norte Inovação e Tecnologia: Conectando e Prototipando Soluções para as Pequenas Propriedades Rurais
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - campus Frederico Westphalen
O projeto “Agrotec Norte Inovação e Tecnologia” foca na criação e difusão de inovações e tecnologias para o agronegócio, visando o fortalecimento do ecossistema de inovação regional. Alinhado à visão de futuro da região Produção e Norte do Rio Grande do Sul, o projeto visa desenvolver ferramentas e conectar atores para promover a inovação em pequenas propriedades rurais. Essa iniciativa, ancorada em uma estratégia de especialização inteligente, visa tornar a região uma referência em tecnologias para as cadeias produtivas locais.
A proposta prevê um impacto social positivo ao fortalecer as pequenas propriedades e suas relações sociais, promovendo melhor qualidade de vida, sucessão familiar e capacitação para quem atua nos processos produtivos rurais. O impacto ambiental se dará pela adoção de tecnologias sustentáveis, que aumentem a eficiência produtiva e protejam o meio ambiente, reduzindo impactos negativos nas atividades agropecuárias. No aspecto econômico, o projeto visa aumentar a renda das famílias envolvidas ao promover soluções para maior eficiência produtiva, redução de custos e agregação de valor aos produtos, incentivando a sustentabilidade das propriedades rurais.
Além dos impactos acima, o projeto desenvolverá atividades como programas audiovisuais (podcasts, lives, streaming), workshops, prototipagem em ambiente maker e orientação técnica voltada ao aumento da eficiência produtiva na produção de hortaliças. Também serão oferecidos sistemas de apoio à decisão baseados em modelos de simulação e ciência de dados para uma agricultura mais eficiente. O assessoramento jurídico abrangerá questões legais da propriedade e sucessão familiar, visando reduzir custos tributários, potencializar recursos naturais e diminuir passivos.
Small Farm Hub
Implementado pela primeira edição do projeto Agrotec Norte (AgroTech Norte I), este é um ambiente inovador e pioneiro voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes. Estas etapas permitirão a conexão de atores para a troca de informações, co-criação e fortalecimento de um mix de produtos, serviços e projetos com a parceria público-privada para a inovação.
Amônia Verde: Hidrogênio carbono zero no controle de micotoxinas
Universidade de Passo Fundo
A amônia verde carbono zero, produzida a partir de hidrogênio verde e nitrogênio atmosférico com fontes de energia renovável e sem emissão de CO2, representa uma solução inovadora e sustentável. Em 2024, a Universidade de Passo Fundo (UPF) instalará a primeira usina-escola descentralizada do Brasil para produção dessa amônia, no campus de Passo Fundo, RS.
A amônia, uma molécula versátil, é capaz de desativar micotoxinas sem comprometer o valor proteico dos grãos e sem toxicidade para os animais, posicionando-se como uma matéria-prima promissora para produtos como fertilizantes e desinfetantes.
A utilização da amônia verde para o controle de micotoxinas atende à crescente demanda global por alimentos seguros e sustentáveis, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente. Os resultados visam divulgar os benefícios dessa tecnologia, reduzir os riscos de contaminação alimentar, promover o uso de fontes renováveis e apoiar tanto entidades públicas quanto privadas envolvidas na produção de alimentos. Este projeto, portanto, contribui para a segurança alimentar e a sustentabilidade na produção agrícola.
Tratamento e reuso sustentável de águas em processos produtivos industriais com sistema de separação por membranas
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões campus Erechim
O projeto busca desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o tratamento e reuso de águas residuais no setor agroindustrial, com foco em processos de abate de aves. O estudo utiliza tecnologias avançadas, como sistemas de separação por membranas e Processos Oxidativos Avançados (POAs), visando melhorar a qualidade da água tratada e permitir sua reutilização.
A pesquisa concentra-se especialmente no tratamento de águas provenientes do pré-chiller, etapa essencial no resfriamento de carcaças de aves, caracterizada por elevados volumes de consumo hídrico. O projeto propõe a integração de técnicas como microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose reversa, explorando também o uso de membranas com lipase imobilizada para a remoção eficiente de contaminantes, incluindo gorduras, proteínas e microrganismos.
Os objetivos incluem a redução do volume de descarga de efluentes, a conformidade com legislações ambientais e a otimização do uso energético no processo produtivo. Com vigência de 2024 a 2026, o estudo busca contribuir para a sustentabilidade do setor, aliando inovação tecnológica a práticas responsáveis, alinhadas às exigências ambientais e ao crescimento da indústria avícola brasileira, uma das maiores do mundo.
1) Agrotec Norte
O Projeto Agrotec Norte é uma rede de inovações para as pequenas propriedades rurais que visa criar um movimento para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em parceria com os integrantes da quádrupla hélice regional. Através das diversas ações e iniciativas será possível construir uma rede contínua de colaboração entre os atores do ecossistema local; gerar inovações tecnológicas a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades no que tange aos sistemas de gestão e qualidade; melhorar os sistemas produtivos e de processamento de produtos; fomentar o desenvolvimento de máquinas, implementos e equipamentos específicos à realidade das pequenas propriedades; incentivar e fomentar a diversificação produtiva e o agroempreendedorismo sustentável.
Este projeto está estruturado em quatro etapas principais: Sensibilização e capacitação (cursos, webinars, palestras e treinamentos sobre inovação no agronegócio), Mapeamento de desafios (mazelas regionais e desafios “dentro da porteira” de pequenas propriedades rurais), Startups e Spin-offs (realização de eventos para promoção de novos empreendimentos intensivos de tecnologia e a identificação de cases de sucesso) e a implementação do Small Farm Hub (ambiente inovador e pioneiro voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes). Estas etapas permitirão a conexão de atores para a troca de informações, co-criação e fortalecimento de um mix de produtos, serviços e projetos com a parceria público-privada para a inovação.
Como subprojetos de tecnologias portadoras de futuro, o Agrotec Norte desenvolve uma mobile para fomentar a cadeia produtiva láctea, ciência de dados aplicada à melhoria da performance de máquina agrícola e bioprospecção de agentes de controle biológico de pragas para culturas de interesse agrícola.
2) Inovação na Saúde Pública
O projeto Inovação na Saúde Pública tem por objetivo fomentar a inovação tecnológica e o empreendedorismo na saúde, promovendo um ambiente de inovação, criação e compartilhamento de ideias e soluções voltadas para a melhoria do setor de saúde pública.
As atividades do projeto constituem-se na promoção de eventos de inovação (Hackathons, capacitação de investidores, eventos sensibilizadores), bem como a instituição de hubs de inovação e pesquisa voltados para a saúde pública.