Algumas ações do ecossistema regional de inovação dos Vales em 2022/2

Release I

Secretária Adjunta de Inovação Simone Stülp, visita o Ecossistema de Inovação da Região dos Vales

- - Foto: Arquivo Unisc

Entre os dias 20 e 21 de Outubro, a Secretária Adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, realizou uma série de visitas e reuniões no ecossistema regional de inovação dos Vales. Na quinta-feira, dia 20, a agenda de Simone contou com a participação do gestor de Inovação e Tecnologia na região dos Vales, Thomas Schmidt, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet) de Santa Cruz do Sul, Marcio Martins, que apresentou a estrutura do Parque de Inovação e Tecnologia do município. Na visita, Simone salientou que o parque de Santa Cruz do Sul reúne todos os elementos necessários para ser bem-sucedido. A agenda seguiu nas dependências da Universidade de Santa Cruz do Sul, com visita ao Reitor Rafael Henn, ao Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (TecnoUnisc) e ao Living Vales, onde interagiu com os gestores de inovação. Na sexta-feira, dia 21, em Lajeado, Simone se reuniu com os gestores de Inovação e Tecnologia do programa INOVA RS e do programa Startup Lab, bem como com as lideranças do Parque Científico e Tecnológico Regional da Universidade do Vale do Taquari (Tecnovates), destacando a importância de ações que envolvem a quádrupla hélice e fomentam os ecossistemas de inovação locais e regionais.

Release II:

Plataforma Agro dos Vales apresenta seu protótipo durante o 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas

- - Foto: Yhevelin Serrano Guerin.

O 2º Congresso Sul-Brasileiro de Plantas Bioativas, evento ligado ao Projeto Inova + Vales, foi realizado de 22 a 25 de novembro de 2022, na UNISC, em Santa Cruz do Sul/RS. O objetivo foi promover o debate e oportunizar conhecimento e qualificação sobre o tema das plantas bioativas, visando o fortalecimento dessa cadeia produtiva e o desenvolvimento da região. Durante o evento, foi realizada apresentação do protótipo da Plataforma Agro dos Vales, umaplataforma digital voltada para o fortalecimento da cadeia produtiva de plantas bioativas, focada na conexão dos atores e na produção e compartilhamento de conteúdo relevante e confiável para o desenvolvimento do setor. A Plataforma Agro dos Vales é um dos subprojetos do Inova + Vales, que tem a coordenação da Professora Chana de Medeiros da Silva, da UNISC.