Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

Região

Sul

Projetos

1) Health UX Lab

Laboratório de Simulação, Usabilidade e Avaliação de Tecnologias para Saúde

O laboratório consiste numa estrutura completa para simulação de uso, ensaios de validação e usabilidade em ambiente controlado e avaliação de tecnologias, sobretudo de produtos das classes de risco III e IV, em uso real especialmente em Unidades de Terapia Intensiva - UTI. A criação do Health UX Lab e a estruturação do processo de prestação de serviços tecnológicos apresenta como uma grande iniciativa realizada pelo trabalho colaborativo de pesquisadores, empresas e governo e visa transformar a Região Sul em uma referência na avaliação de tecnologia, pesquisa aplicada em saúde e desenvolvimento de?produtos médico hospitalares, através do uso de tecnologias como a inteligência artificial e automação e robótica. 

Projeta-se uma ampliação no desenvolvimento de novas tecnologias e da produção de equipamentos e insumos hospitalares, médicos e odontológicos, tornando-se uma corrente socialmente importante no que diz respeito a geração de emprego e renda na Região Sul. A iniciativa visa ampliar a alocação de investimentos regionalizados e micro regionalizados na área de saúde, além de influenciar políticas setoriais relevantes para o desenvolvimento regional sustentável. 

Para isso, busca-se que esses esforços possam contribuir para a integração dos diversos elos existentes da cadeia produtiva, estimulando a cooperação que visa a expansão dos agentes locais em busca de novos mercados. Estimular-se-á fortemente o relacionamento com as demais empresas atuantes na saúde e que já realizam seus projetos de pesquisa e desenvolvimento e que possuem suas unidades industriais na região. Isso irá fomentar a aproximação com investidores com interesse de se instalar nos municípios como Pelotas, Rio Grande, Camaquã, entre os demais municípios, potencializando a Região Sul como um dos grandes centros de transferência de tecnologia da saúde no País e assim contribuindo para a execução da visão de futuro da região a qual foi chancelada pelas lideranças do ecossistema regional de inovação, que compõe a MESA do INOVA RS Região Sul.

2) Expansão do Pelotas Parque Tecnológico (Tecnosul) - Inovação em Saúde e Biotecnologia

Objetivo geral

Constituir um novo paradigma para o ambiente regional de inovação, que permita o melhor aproveitamento do conceito de inovação aberta no ecossistema da região Sul, integrando incubadoras, universidades, startups e desenvolvimento de P&D disruptivo para as empresas da região.

Objetivos específicos

  1. Expandir o Pelotas Parque Tecnológico através de estrutura específica para Inovação em Saúde e Biotecnologia. 

  1. Fazer da Região Sul uma referência nacional em Inovação e Pesquisa Tecnológica em Saúde e Biotecnologia. 

  1. Fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde da Região. 

  1. Fomentar parcerias com o Gov.RS, Prefeituras e demais entes do poder público. 

  1. Proporcionar estrutura física e laboratorial para a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de produtos e tecnologias, sobretudo para aqueles projetos com TRL entre 3 e 7. 

  1. Fomentar o surgimento de novas Startups. 

  1. Desenvolver relações com outras empresas e Startups visando parcerias de P&D. 

  1. Alavancar a capacidade de inovação tecnológica e desenvolvimento de produtos. 

  1. Fomentar parcerias com ICT´s e Universidades visando ampliar os esforços em pesquisa tecnológica. 

  1.  Ampliar a captação de recursos de fomento e o aproveitamento de incentivos fiscais à inovação Tecnológica. 

  1.  Ampliar a atuação das incubadoras presentes no Pelotas Parque Tecnológico para o desenvolvimento de Startups das áreas de Saúde e Biotecnologia, além de outras áreas transversais relacionadas.

Impactos e benefícios esperados

A ampliação do TECNOSUL - PELOTAS PARQUE TECNOLÓGICO se apresenta como uma grande iniciativa que visa transformar a região em uma referência em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Saúde e Biotecnologia.  

Na área da saúde projeta-se uma ampliação no desenvolvimento de novas tecnologias e da produção de equipamentos e insumos hospitalares, médicos e odontológicos, tornando-se uma corrente socialmente importante no que diz respeito a geração de emprego e renda na região. A iniciativa visa ampliar a alocação de investimentos regionalizados e micro regionalizados nas áreas de saúde e biotecnologia, além de influenciar políticas setoriais relevantes para o desenvolvimento regional sustentável. 

Para isso, busca-se que esses esforços possam contribuir para a integração dos diversos elos existentes da cadeia produtiva, estimulando a cooperação que visa a expansão dos agentes locais em busca de novos mercados. Estimular-se-á fortemente o relacionamento com as demais empresas atuantes na saúde e que já realizam suas pesquisas e produções locais. Isso canalizará a aproximação com investidores com interesse de se instalar na cidade, potencializando Pelotas como um dos grandes centros de transferência de tecnologia da saúde no País.  

No que abrange a área de biotecnologia, a região possui forte aderência com as pesquisas responsáveis pelo estudo da vida, destacando-se a genômica humana e a produção de vacinas. 

As grandes expectativas de sucesso projetadas para o projeto de ampliação do TECNOSUL - Pelotas Parque Tecnológico estão atreladas à existência de um complexo da saúde já instalado na região e sustentado por universidades, centros de pesquisa e um vasto sistema público e privado. Destacam-se as participações ativas do Arranjo Produtivo Local, da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, da Empresa LIFEMED e da Prefeitura Municipal de Pelotas. 

 

Inova RS