Região Central marca presença no South Summit Brazil 2024

Captura de tela 2024 04 09 142527
Foto de capa da matéria
Por Bibiane Segala, Gestora de Inovação e Tecnologia do INOVA RS Região Central.

A terceira edição do South Summit Brazil ocorreu entre os dias 20 e 22 de março de 2024, no Cais Mauá, em Porto Alegre, reunindo cerca de 24 mil participantes ao longo dos três dias de evento. Realizado em um ambiente vibrante e dinâmico, o evento proporcionou uma oportunidade única para a troca de ideias e networking. Palestras e painéis inspiradores ofereceram insights valiosos sobre as últimas tendências em tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Os gestores de inovação e tecnologia, Claudir Padia, Bibiane Segala e Ana Carolina Marzzari estiveram presentes no evento juntamente com a coordenadora do programa na Região Central, Solange Binotto Fagan e demais membros dos comitês estratégico e técnico do Inova RS região Central. Ao todo, foram 40 convidados através de ingressos disponibilizados pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), direcionados aos parceiros do Inova RS na Região Central.

Para a professora Ana Lúcia Saccol, coordenadora do projeto Categorização dos Serviços de Alimentação, aprovado em edital do Inova RS pela Universidade Franciscana (UFN), “participar do South Summit Brazil é uma grande oportunidade. A integração e conexão que acontece nesse evento é incrível, as falas são dinâmicas e trazem diversas perspectivas de uma mesma situação, articulações entre instituições, países e diversas organizações. O South Summit mostra que toda ideia vale a pena o investimento e energia. Prospecta projetos do presente para o futuro. Saímos de Porto Alegre com novas possibilidades”.

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), parceiro do Inova RS Central em ações relacionadas a área estratégica de Saúde e Bem-estar, também marcou presença no evento. Para Dioneia Antunes da Silva, da Unidade de Gestão da Pesquisa do HUSM, “participar do South Summit Brazil 2024 foi uma experiência incrível e inesquecível, estar naquele ecossistema de inovação, um ambiente dinâmico, diversificado, promissor e muito agradável, junto com tantas pessoas inteligentes e inovadoras, de todas as partes do mundo, com temas e assuntos relevantes da nossa atualidade, nos fez melhores, nos empoderou nas nossas ações institucionais. Ainda, a parceria com o Inova RS e com o Sebrae, que nos possibilitou estar lá, abre novas oportunidades de levarmos o HUSM aos diversos ambientes de inovação e tecnologias, além das muitas possibilidades de networks e conexões futuras, alavancadas no evento.”

Cristiane Bortoluzzi Scrimini, da Unidade de Inovação Tecnológica do HUSM, destacou  que “pela segunda vez participo do evento, e é perceptível a evolução ano a ano, é possível observar a solidificação e a importância dele para os ecossistemas regionais. Participar de eventos como o South Summit abre os nossos horizontes e nosso networking para trazer inovações em saúde para a região central do estado. Firmar parcerias com o Inova RS, e tantas outras que são possíveis através desses eventos só fortalecem o ecossistema de inovação. Agradeço profundamente aos idealizadores desse evento e aos parceiros que auxiliam a participação do HUSM”.

Pedro Cezar Saccol Filho, presidente da ADESM e membro do Conselho Consultivo do Inova RS Central relata que “após participar das duas primeiras edições do South Summit, percebi que na terceira edição os participantes estavam buscando muito além das excelentes palestras com speakers qualificados abordando temas diversos, mas principalmente pela expectativa de bons networks que foram o ponto alto do evento. Tivemos muitas trocas e aprendizados, conquistados pelos encontros em um ambiente inspirador”.

De acordo com Leandro Nunes Gabbi, assessor de gabinete da UFSM, “participar do South Summit Brazil 2024 foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. O evento me proporcionou imersão em um ambiente vibrante e dinâmico, repleto de inovação e empreendedorismo. Ao longo do evento, pude presenciar uma variedade impressionante de startups promissoras, com soluções inovadoras para desafios globais, além da participação em painéis e palestras com pessoas visionárias e inspiradoras ampliaram minha visão sobre as tendências emergentes.”

O gerente da Emater Santa Maria, Guilherme Passamani diz que “o South Summit foi uma grande oportunidade de aprimoramento no que há de inovação em todas as áreas e em especial na agropecuária. Os espaços e as relações pessoais realizadas promoveram o desenvolvimento e a integração entre empresas, desenvolvedores, universidades e instituições no sentido de aprimorarem o desenvolvimento agropecuário da nossa região, estado e país”.

Dessa forma, a participação dos parceiros do Inova RS Região Central no South Summit Brazil 2024 reforça a colaboração estratégica entre as entidades, além de estabelecer novas conexões e para o desenvolvimento da região

foto materia
09150943-foto-materia.png