Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo

TecnoUCS: O parque de ciência, tecnologia e inovação impulsionando a região da Serra Gaúcha para o futuro

Segundo episódio da série: Espaços Promotores de Inovação na Serra Gaúcha

Publicação:

Frente da TECNOUCS
14122531-foto-bruno-zulian.jpg - Foto: Bruno Zulian
Por Milene Rostirolla, jornalista, especialista em Inovação e Gestão

Na série “Espaços Promotores de Inovação na Serra Gaúcha”, convidamos você a embarcar em uma jornada pelos parques tecnológicos, incubadoras, instituições de ciência e tecnologia, hubs e espaços que impulsionam a inovação na região. A cada episódio, apresentaremos um espaço, destacando como eles cultivam um ambiente propício para o florescimento da ciência, inovação, tecnologia, criatividade e empreendedorismo local. Prepare-se para conhecer esses locais que estão moldando o futuro da Serra Gaúcha.

 

Episódio: TecnoUCS

 

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) desempenha um papel significativo na promoção da inovação e no desenvolvimento econômico regional por meio do TecnoUCS. Este espaço funciona como uma ponte entre o conhecimento acadêmico e o setor empresarial, contribuindo para a modernização da matriz econômica local.

 

O TecnoUCS, estabelecido na era da inovação e da transformação digital, atua como um ambiente de conexão entre mercado, academia e sociedade. Seu objetivo primordial é facilitar a transferência de tecnologia e fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica, além de oferecer serviços tecnológicos e projetos de pesquisa e desenvolvimento.

Reunião
14122726-bz-3758.JPG - Foto: Bruno Zulian

Os serviços disponibilizados pela Universidade de Caxias do Sul através do TecnoUCS incluem elaboração de projetos técnicos, análises e ensaios laboratoriais, execução de pesquisas, avaliações de desempenho e prestação de consultoria. Além disso, o programa StartUCS é uma iniciativa que estimula a criação de negócios inovadores, oferecendo suporte e orientação a acadêmicos, professores, funcionários e egressos da UCS.

 

A Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (ITEC/UCS) que em agosto deste ano está completando 25 anos, é um exemplo marcante do impacto positivo das iniciativas de inovação da UCS. Desde 1999, impulsionou mais de 60 empresas, gerando um faturamento anual de R$60 milhões e a criação de 400 empregos, com uma taxa de sobrevivência acima de 90% após cinco anos.

 

A UCSiNOVA, Agência de Inovação da Universidade de Caxias do Sul, desempenha um papel fundamental como uma conexão entre a comunidade e a academia, impulsionando pesquisas, projetos e serviços para promover um ecossistema inovador e empreendedor. Sua atuação se concentra na articulação entre diferentes atores, visando criar um ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo, gerenciando conexões estratégicas para ampliar seu impacto na sociedade.

 

O CatalisaUCS, uma parceria dedicada a impulsionar o desenvolvimento tecnológico de empresas e organizações, representa outro esforço da UCS em converter inovação em resultados de mercado, proporcionando um ambiente propício para transformar ideias em resultados tangíveis.

 

Em suma, a UCS demonstra um compromisso sólido com a inovação e o desenvolvimento econômico regional por meio do TecnoUCS e de suas iniciativas correlatas. Ao estabelecer uma conexão dinâmica entre o conhecimento acadêmico e as demandas do mercado, a UCS não apenas impulsiona a modernização da matriz econômica local, mas também promove um ambiente propício para o surgimento de negócios inovadores e a geração de empregos. Com um histórico comprovado de sucesso, evidenciado pela Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul (ITEC/UCS) e outros programas, a UCS reafirma seu papel como um catalisador do progresso econômico e social da região, ao mesmo tempo em que continua a moldar o futuro através da inovação e da colaboração entre academia, indústria e comunidade.

 

Ainda neste ano, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) dará início às obras de expansão do TecnoUCS. O novo prédio, com uma área de 1700m², representará um marco significativo na ampliação da capacidade de atendimento do espaço aos projetos dos atores da região. Essa iniciativa promete fortalecer ainda mais a colaboração entre a academia, setor empresarial, poder público e sociedade, impulsionando o desenvolvimento tecnológico, científico, social, ambiental e econômico da região.

 

Saiba mais

 

Universidade de Caxias do Sul

https://www.ucs.br/site/

 

Vídeo Institucional

https://youtu.be/UGd0JhAs-nA 

 

TecnoUCS

https://www.ucs.br/site/tecnoucs/

 

UCSiNOVA

https://www.ucs.br/site/inova/

 

Espaços Promotores de Inovação na Serra Gaúcha: UERGS

https://programainova.rs.gov.br/espacos-promotores-de-inovacao-na-serra-gaucha-uergs 



Mais notícias

Inova RS