Rotas da Inovação debate avanço e fortalecimento dos ecossistemas da Região Central

ANA CAROLINA MARZZARI, GESTORA DO INOVA RS REGIÃO CENTRAL

Professor do amanha
16101035-professor-do-amanha.JPG

No dia 9 de outubro, Santa Maria sediou evento do Rotas da Inovação, liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O projeto, que visa fomentar o debate sobre inovação e aproximar os atores da quádrupla hélice — governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada —, chegou à Região Central com o objetivo de avaliar o andamento do programa Inova RS e celebrar as conquistas do ecossistema local.

Durante o encontro, foram apresentados os cenários atuais da inovação na região, com destaque para o papel essencial desempenhado por diversas entidades regionais. Entre os participantes estavam representantes do Sebrae, Fecomércio, ADESM (Agência de Desenvolvimento de Santa Maria) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), além dos bancos de fomento Banrisul e BRDE, da Reginp, do IEL e da Fiergs.

Um dos momentos mais aguardados foi o reconhecimento de destaques regionais. Sadi Gioda foi homenageado como o Destaque Inovação da Região Central, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento da inovação no estado. Além disso, o Inova Centro foi celebrado como o Destaque Ecossistema, registrando o avanço contínuo do ecossistema de inovação na região.

Para concluir a programação, Solange Fagan conduziu um painel que reuniu a governança do Inova RS Região Central, proporcionando uma oportunidade para os membros dos comitês estratégico e técnico compartilharem suas perspectivas e traçarem novas ações para o futuro. O debate reforçou o comprometimento dos diversos atores envolvidos no fortalecimento da inovação regional, evidenciando o impacto positivo que a união de esforços tem gerado no desenvolvimento da Região Central.

O Rotas da Inovação afirmou os avanços do programa na Região Central, que caminha para realizar sua visão de futuro. Ela consiste em ser referência nacional, até 2030, na geração de tecnologias e inovação para as áreas de agronegócio, turismo e saúde e bem-estar, por meio da atuação transversal de áreas como educação e sustentabilidade, contribuindo, assim, para a promoção de uma cultura de inovação e para o progresso e crescimento do estado.